"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Plano de Carreira

É a explicitação formal de um conjunto planejado, estruturado, sustentado e sequencial de estágios que consolidam a realidade evolutiva de cada indivíduo de forma interativa com as necessidades das empresas.   

Finalidade
Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas
Dar mais segurança ao profissional
Proporcionar amplo debate sobre a vida profissional.
Ter um passo a passo para seguir

Ninguém consegue aprimorar o que está apenas na cabeça

Lembre-se do lema “Se não sei aonde quero ir, todas as direções e caminhos servem”

Momento de rever o plano
O profissional já trabalhou vários anos em uma área de uma empresa, mas perdeu o emprego por alguma razão, essa pessoa precisa redirecionar e possivelmente revigorar a sua atuação profissional para conseguir um novo emprego.

Atitudes positivas
Acreditar em si mesmo e se preparar para o futuro profissional. Neste caso, o lema é “redirecionar a maré” a qual corresponde a sua carreira.

O ponto de partida de uma trajetória profissional de sucesso é a elaboração de um bom e eficiente plano de carreira. Traçar metas, perceber qualidades pessoais e defeitos, além de trabalhar com a hipótese de mudanças, principalmente na atual conjuntura econômica, são algumas das primeiras coisas a se pensar

É sabido que a maioria das empresas não estão preocupadas com o futuro ou plano de carreira de seus colaboradores. Cada um é responsável por definir seus objetivos, isto é, definir onde, quando e como atingir suas metas.

A relação empregado e empregador pode ser comparado ao relacionamento comercial entre fornecedores e clientes, ou seja, se o fornecedor não atende as expectativas do seu cliente da melhor maneira, será substituído por outro, seguindo esta linha de raciocínio o empregado é o fornecedor, como fornecedor também poderá trocar de cliente sempre que achar conveniente ou necessário para isso é preciso ter metas profissionais definidas e planejadas.

Definir metas profissionais.
Identificar empresas ou cargos que deseja trabalhar.
Onde suas habilidades podem ser úteis?

Um plano de carreira deve ser concreto e planejado com ações de curto, médio e longo prazo.
Com mudanças constantes em empresas, cargos e funções é interessante um planejamento para no máximo 05 anos. 

Desenvolver e focar nova área de atuação na mesma empresa, ou seja, mudar de emprego, cargo ou função, sem mudar de empresa.

A revisão do plano de carreira deve ser periodicamente, no mínimo a cada seis meses, este momento serve para analisar o que foi possível realizar dentro do estabelecido, se preciso for faça correção da rota, mude caso haja necessidade ou surjam novas oportunidades. O plano precisa de reformulação anual, ou seja, seu objetivo inicial seriam cinco anos, por exemplo, passou um faltam quatro anos, porém deve ser acrescido sempre mais um e assim sucessivamente. Com um plano definido fica mais fácil saber se os objetivos foram atingidos e assim corrigir possíveis desvios no decorrer do prazo estabelecido.

Objetivo
O próximo passo a ser dado pelo profissional na elaboração do plano de carreira é identificar e definir as áreas de interesse para atuação Exemplo: descrição da função, requisitos acadêmicos e experiência profissional. 

Definição das metas, objetivos e estratégia
A estratégia deve ser definida de acordo com os anseios profissionais atuais e hierarquia dos objetivos, priorizando áreas de interesse a curto e médio e longo prazo. O gerenciamento do planejamento deve servir para checar como vão os esforços para atingir as metas definidas.

Nesta etapa, é sugerida a avaliação semestral ou anual dos objetivos propostos frente às ações executadas.

Refaça os planos, faça uma redefinição de prazos, elimine tarefas já cumpridas e estabeleça novas metas e estratégias. Lembre-se que o Plano é dinâmico, deve se movimentar como a sua própria vida.

OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças. Planejamento de Carreira Foco no Indivíduo. Cidade, ano.


Nenhum comentário: