"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A arte do gestor 

“Conhecer o outro e conhecer a si mesmo; em cem batalhas nenhum perigo. Não conhecer o outro e conhecer a si mesmo; uma vitória para uma perda. Não conhecer o outro e não conhecer a si mesmo, em cada batalha, derrota certa.” Sun Tzu
Quando trazemos este conceito de Sun Tzu da Arte da Guerra para o mundo corporativo podemos ter a seguinte interpretação da gestão.
“Conhecer o outro e conhecer a si mesmo; em cem batalhas nenhum perigo". Quando você conhece seu mercado de atuação, a estratégia que o concorrente está praticando bem como a gestão da própria empresa, as chances de sucesso nos negócios aumentam consideravelmente.
"Não conhecer o outro e conhecer a si mesmo; uma vitória para uma perda". Não conhecer o seu mercado de atuação e nem as estratégias que a concorrência está praticando, mesmo sua empresa tendo uma excelente gestão ainda enfrentará dificuldades nos negócios.
"Não conhecer o outro e não conhecer a si mesmo, em cada batalha, derrota certa.” Esse trecho dispensa comentário. Não conhecer as estratégias que a concorrência está praticando, nem a gestão da própria empresa é fracasso na certa.

Marcelo Garcia 

Nenhum comentário: