"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento pode ser utilizado como instrumento de gestão, pois através deste recurso é possível conhecer fatos relevantes em relação a administração que muitas vezes os próprios gestores desconhecem como por exemplo: como está o clima organizacional, relação entre lideres e liderados, relacionamento entre pares, assédio moral, desperdícios e até desvios e fraudes. A entrevista quando aplicada de forma ética, objetiva e sigilosa é fundamental também para reduzir o índice de rotatividade e absentismo.
Em todas as organizações existem em seus quadros de colaboradores os chamados "lideres informais", esses lideres geralmente possuem forte influência sobre as pessoas, em alguns casos eles chegam a ter mais poderes de influência que os próprios líderes formais. Este tipo de liderança pode ser positivo ou negativo para a empresa e depende do momento e lado em que se encontram. A entrevista de desligamento pode ser um instrumento que sinaliza para os gestores quem de fato são essas lideranças e em que nível elas estão. De posse dessas informações fica mais fácil criar ações para apoiar ou neutralizar os movimentos desmotivadores como radio pião e outras conversas paralelas negativas que nem sempre espelham a realidade e que inclusive prejudicam a motivação tendo reflexo direto sobre a produtividade e rentabilidade da empresa.

"Ao lidar com pessoas, lembre-se que você não está lidando com seres lógicos e sim com seres emocionais" Dale Carnegie

Marcelo Garcia 

Nenhum comentário: