"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016


Sucessão empresarial 

Processo de sucessão é o rito de transferência do poder entre o atual gestor e o seu sucessor que virá à dirigir a empresa. 
Todas as organizações independente do porte precisam estar preparada para passar por este processo, o sucessor pode ser um membro da família, um herdeiro ou mesmo um gestor "de mercado" que não possui nenhum vínculo familiar ou grau de parentesco.
É comum quando a empresa precisa passar por um processo complexo como esse gerar turbulências por consequência da reestruturação e reorganização, toda mudança gera desconforto, porém se o processo for conduzido de forma clara e objetiva e a preparação com bastante antecedência o risco de falhar e causar. traumas diminui consideravelmente. 
Essa fase é uma das mais delicadas para as empresas, sócios e familiares, pois coloca em evidência a transferência do capital e do poder para o sucessor que muitas vezes nem faz parte da família gerando um grande problema para os sócios, fornecedores e empregados, por isso o número de empresas que não sobrevivem a esse processo é altíssimo e muitas não chegam a segunda ou terceira geração.
A empresa enquanto instituição precisa estar preparada para ter um novo líder a qualquer momento pois uma fatalidade repentina pode por em risco todo o empreendimento e milhares de empregos quando não há um sucessor pronto para assumir o cargo.  
A profissionalização também tende a ser importante nesse processo uma vez que todas as áreas são estruturadas através de normas, políticas e procedimentos definindo funções, cargos e salários.
O processo torna-se difícil devido a situações adversas como divergências entre sócios, muitos candidatos a sucessão, desinteresse dos sucessores naturais e por fim as diferenças familiares que dificilmente chegam a um consenso sobre o sucessor. Inevitavelmente esse processo irá acontecer em todas as empresas que são administradas pela família seja ela pequena, média ou grande. 
Os principais motivos que levam uma empresa ao fracasso são: os sucessores não foram preparados para esse momento, o principal executivo se afastou da função estratégica e se envolveu demais com o operacional, o amor pela empresa é tamanho que ele não quer dividir a gestão com outras pessoas, os familiares não se envolveram, a família consumiu todo o patrimônio da empresa, não houve interesse em preparar o sucessor, entre outros.
Para preparar o sucedido é preciso um planejamento formal de como será o processo de sucessão, contendo um plano com metas e objetivos a longo prazo, planejado junto com o sucessor.
O sucessor precisa conhecer toda a empresa, para que ele alcance esse conhecimento é preciso fazer um job rotation em todas as áreas estratégicas conhecendo o principal tríade empresarial que é processo, produto e pessoas. Caso seja necessário o sucessor deverá participar de treinamentos de liderança e negociação.
A família do sucedido também precisa passar por uma preparação que começa por uma reunião com todos os membros onde serão discutidos assuntos de seus interesses e como será o processo sucessório, essa reunião servirá também para informar como será a divisão da empresa, propriedade e família.
Quando o principal líder inicia com antecedência e deixa claro como irá acontecer o processo de sucessão preparando colaboradores e familiares o risco da empresa desaparecer diminui consideravelmente pois todos convergem para pensar estrategicamente no futuro e perpetuação da organização.
Um estudo realizado pela Pricewaterhouse Coopers em empresas familiares de 35 países mostrou que somente 36% das empresas sobrevivem à passagem para a segunda geração, 19%, para a terceira geração, 7% para quarta geração e 5% para a quinta ou mais gerações.
A maioria das empresas não adotam nenhum procedimento para resolver conflitos entre membros da família, ou seja, a chance de terem problemas futuros de sucessão é grande.

Fonte: Marcelo Garcia

Nenhum comentário: