A arte do vendedor
“Os guerreiros vitoriosos
vencem antes de ir à guerra, ao passo que os derrotados vão à guerra e só então
procuram a vitória.” Sun Tzu
Se
aplicarmos este conceito para a Área Comercial podemos dizer que os
vendedores vitoriosos são aqueles que, antes de ir a campo estuda o perfil e a
necessidade de cada cliente a ser visitado, então elaboram estratégias personalizadas de
atendimento.
A
estratégia compreende em estudar detalhes como: o perfil comportamental do
cliente, produtos, histórico de compras, preços, prazos, entre outros fatores
fundamentais para a realização de uma venda saudável. Esses vendedores sabem
exatamente a necessidade do
cliente, somente após a elaboração do estudo eles saem para as visitas.
Obter
informações sobre produtos, preços, concorrência, históricos de compras, prazos
é fácil, pois esses dados a empresa costuma ter em suas ferramentas de CRM, porém como conhecer o
perfil comunicativo e comportamental de cada cliente? É aí que está o grande
diferencial dos vendedores vitoriosos, eles conhecem o perfil de seus clientes e
sabem exatamente como gostam de serem atendidos. Podemos utilizar quatro
características importantes que fazem toda a diferença no momento da negociação
Analítico, Pragmático, Afável e Expressivo. Para não aprofundarmos muito no
assunto vamos nos ater em dois perfis o pragmático e o afável: clientes com
perfis pragmáticos utilizam mais a razão e são mais rápidos, tendem a falar pouco,
podem ser até "grosseiros" e costumam ser mais práticos e objetivos em suas
decisões, os vendedores que atendem esse perfil precisam estar preparados, ser
mais diretos e objetivos nas negociações evitando prolixidade. É preciso resumir
ao máximo a apresentação sem deixar de lado o que é essencial na qualidade do
produto.
Por outro
lado clientes com perfis afáveis utilizam mais a emoção e são mais lentos em
suas decisões, para atender esse perfil o vendedor não pode ter pressa e precisa
conhecer a fundo o produto oferecido, pois em muitos casos terá que
detalhar minuciosamente, este perfil de cliente
costuma comentar sobre diversos assuntos como negócios, Hobbies e até problemas
familiares. Para criar uma sinergia positiva o vendedor precisa utilizar
o Rapport, ouvir tudo que o cliente
está disposto a dizer, com muita calma e atenção, entrar no mundo dele, neste
momento ele passa a ser pessoa mais importante do mundo e aqui vale a sabedoria
oriental:
"Deus deu ao homem dois
ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que
falamos".
Quando
aprendemos a lidar com cada perfil de cliente e personalizamos o atendimento a
tendência é o negocio fluir melhor aumentando as chances de bons resultados e
ainda manter as portas abertas para o futuro. Criar vínculos com parceiros
comerciais é fundamental para o sucesso nos
negócios.
"Você não fecha uma
venda, você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio
duradouro e de sucesso". Patricia Fripp
Vendedores
derrotados: analisando as atitudes
comportamentais desses "profissionais" descobrimos que
eles sempre saem a campo abatidos, desorientados, não conhecem seus concorrentes e muitas
vezes nem o produto ou serviço que vende, não sabem e não estudam o perfil e as necessidades que o
cliente possui, saem sem mesmo ter um roteiro de visitas definido. Certamente receberão muitos "NÃOS" durante o dia e muitas
portas fechadas. Esses tipos de vendedores normalmente tumultuam as
reuniões da Área Comercial despejando suas
lamentações, reclamando da
economia do país, do produto, do
preço,
da demanda, da
remuneração, que o cliente não o atende, do concorrente que possui um
produto melhor, ou seja, encontram somente
dificuldades.
Quer um
conselho? Livrem-se deles o mais rápido possível ou em breve sua empresa não
terá mais cliente para atender porque estará fadada ao fracasso e sabe quem
serão seus maiores admiradores? A concorrência.
"O sucesso nas vendas é o
resultado de disciplina, dedicação e sacrifício". Thomas Roy
Cromwell
Marcelo
Garcia
Coach e Especialista em Gestão de Crédito
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