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terça-feira, 15 de novembro de 2016

A difícil arte de delegar

Um dos grandes dilemas que todos lideres terão que enfrentar em algum momento da carreira e dificilmente estarão preparados é o processo de compartilhar o conhecimento e a gestão da própria empresa, muitos tem resistência a esse momento e procrastinam ao máximo, acontece que na maioria dos casos o que falta é conhecimento e capacitação para enteder a necessidade de delegar, pois com o crescimento da organização fica cada vez mais dificil controlar tudo que acontece no dia a dia. O medo de perder o controle da situação, a falta de profissionais capacitados e alinhados com o objetivo da empresa e principalmente o receio de afastar-se das principais atividades empresariais são fortes motivos para evitar o processo. Delegar algumas atividades não quer dizer transferir o poder para outras pessoas e sim pensar menos no operacional e concentrar-se mais na gestão estratégica definindo aonde a empresa quer chegar e que caminho deverá seguir para atingir os objetivos traçados. 
Os gestores constumam centralizar demais o poder e com isso prejudicam as operações cotidiana, pensar de forma estratégica e compartilhar conhecimentos é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer organização, chega um momento em que delegar é essencial para a própria sobrevivencia dos negocios.  
Para que esse processo tenha sucesso é preciso criar ações em que os colaboradores sintam-se parte do negocio, motivados e estimulados, buscando aprimorar a cada dia seus conhecimentos, habilidades e atitudes afim que se tornem lideres capazes de continuar a história sem comprometer o futuro da organização.  
Um bom lider precisa ser capaz de contratar os melhores especialistas para fazerem parte da equipe, desse modo ele não precisa se especializar em todas as áreas, pois terá ao seu lado uma equipe competente, capaz de somar na gestão e com isso priorizar e executar as principais tarefas consideradas estratégicas. 
Quando o assunto é delegar a área de recursos humanos passa a ser um parceiro estratégico importante identificando e indicando os profissionais com melhores perfis para cada tipo de atividade, após a indicação a empresa deve montar um plano de desenvolvimento individual especifico para futuros lideres focando a gestão estratégica, dessa forma o principal executivo poderá priorizar seu tempo criando ações para o crescimento e perpetuação dos negocios.   

“A maneira certeira de um executivo se matar é negar-se a aprender como, quando e para quem delegar trabalho”. James Cash Penney 

Marcelo Garcia 

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