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terça-feira, 15 de novembro de 2016

Planejamento estratégico

Quando pesquisamos a origem da palavra estratégia encontramos em grego stratēgia tendo significado de "a arte de liderar ou comandar uma tropa", ou  “arte do general”, abrangendo, posteriormente, uma conotação voltada para a guerra, significando "a arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho". 
Um dos primeiros usos do termo estratégia encontrados na literatura foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu,  ele afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. O termo estratégia assumiu o sentido de habilidade administrativa na época de Péricles (450 a.c.), quando passou a significar habilidades de gestão (administrativa, liderança, oratória, poder, entre outros). 
Trazendo este conceito para o tempo atual e aplicado na administração encontramos a palavra estratégia como forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório. 

"Estratégia é um plano unificado, englobante e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente. É elaborado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos." Jauch e Glueck (1980). 

"Outro elemento importante quando pensamos estratégicamente é em relação ao tempo, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição, por isso a importância de planejar minuciosamente todas as ações corporativas".  

As principais etapas para a elaboração de um planejamento estratégico são: definir a missão, visão e valores; analisar as forças e fraquezas; oportunidades e ameaças; difinir aonde a empresa está e aonde ela deseja chegar e de que forma pretende alcançar seus objetivos. 

Para que as metas definidas estratégicamente sejam alcançadas também é importante analisar se os recursos financeiros e humanos disponíveis e planejados serão suficientes para implementar a ações, caso contrário é bom redefinir o plano. 

As metas devem ser acompanhadas e revistas constantemente através de indicadores para que não ocorra falhas e desvios de ações. 

A elaboração do planejamento estratégico deve contemplar as ações que visam o desenvolvimento organizacional dos próximos anos, precisa ser mensurável e com prazos definidos. 

O planejamento não pode ser engessado, as metas devem ser acompanhadas e revistas periodicamente para verificar se estão de acordo com o objetivo proposto. 

Ao elaborar o planejamento é preciso pensar de forma global em todas a ações que terão que ser desenvolvidas incluindo espaço físico, máquinas, equipamentos, veículos, recursos humanos, técnicos, financeiros, escolha das melhores linhas de financiamentos, questões ambientais, conformidades, entre outros. Negligenciar essas informações faz com que o projeto fique fadado ao fracasso.  

A missão, visão e valores fazem parte do planejamento e quando bem elaborados indicam qual o caminho a ser seguido, aonde a empresa quer chegar e o que será nessário fazer para atingir os objetivos, por outro lado quando a empresa não tem essa definição, ou seja, não sabe para aonde vai qualquer caminho servirá. 
A missão, diz respeito ao propósito da empresa, o que faz, porque e para que ela existe, a visão esta relacionada ao futuro “o quê” sua empresa quer se tornar. 
Valores são um conjunto de crenças que definem e auxilia a participação de todos na definição da missão e visão, quando aplicados corretamente definem comportamentos e atitudes em relação as pessoas, como elas se relacionam com a sociedade, clientes e pares, também como a própria empresa realiza seus negocios. Se existe ou não ética nas relações comerciais. 
Construir a missão, visão e valores no papel sem por em prática, apenas para divulgar no site ou em um quadro na parede faz com que a empresa perca a credibilidade com seus clientes internos e externos inclusive com a sociedade. Deve haver coerência nas ações. 
Para que a missão, visão e valores sejam úteis é necessário o envolvimento de todos do mais alto escalão ao mais baixo cargo sem distinção e praticado diariamente. 

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar” – John L. Beckley


Fonte: Marcelo Garcia 

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