"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Descrição e análise de cargos

Instrumento pelo qual é definido a estrutura de cargos, responsabilidades, atribuições e deveres, inclusive pode ser utilizado para dar suporte na definição dos níveis salariais a serem praticados internamente. Toda empresa independente do segmento de atuação e porte deve possuir uma política formal de cargos e salários que seja equitativa e justa deixando transparente todas as regras e diretrizes organizacionais.  
As principais ações para definir a estrutura de cargos e salários são: elaboração da descrição dos cargos, pesquisa das atribuições e responsabilidades diárias, estudo do grau de dificuldade para desempenhar cada tarefa, definição dos conhecimentos necessários, experiências e pesquisas salariais.
Muitas empresas desconhecem ou não possuem um estudo sobre o tempo e Modus operandi de suas atividades diárias, quando não há esse conhecimento o custo operacional tende a ser bem maior do que o ideal reduzindo a rentabilidade e o poder de negociação, em casos como esses o ideal seria elaborar um trabalho minucioso envolvendo todos os departamentos sobre o tempo e forma de execução de cada tarefa. A recomendação é que seja feito um acompanhamento diário das atividades, com essa ação é possível saber a dimensão real do grau de dificuldade, tempo e aproveitamento de cada profissional, com informações detalhadas e precisas o próximo passo para ter uma estrutura de cargos bem elaborada é analisar o perfil do executor afim de conhecer se o mesmo possui as condições ideais de executar as tarefas e responsabilidades inerentes ao cargo.
Quando a empresa não possui essas informações de forma estruturada as contratações acabam acontecendo subjetivamente e até intuitivamente, o que tem levado muitos gestores a cometerem falhas graves e equivocadas aumentando o custo com treinamentos, absenteísmo, rotatividade e demissões. 
A descrição e análise de cargos, a medição do tempo e o controle das tarefas executadas visa facilitar a: contratação, realocação  de pessoal, detectar as necessidades de ajustes no quadro funcional e até mesmo reduzir custos operacionais com ociosidades, além de descrever o perfil ideal do profissional para cada tipo de atividade.

"Não saber ou não possuir as ferramentas ideais para contratação pode fazer com que uma organização fique fadada ao fracasso". Marcelo Garcia

Marcelo Garcia

Nenhum comentário: