"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Programa de benefícios e incentivos

Identificar as reais necessidades dos colaboradores é uma das principais tarefas no momento de implantar um programa de benefícios e incentivos, nem sempre o que é bom para um é bom para outro, é comum a empresa oferecer benefícios que não satisfazem as necessidades intrínsecas das pessoas. 
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta eficaz, através dela o colaborador pode descrever abertamente e de forma anônima o que sente e pensa em relação aos beneficios, inclusive se os mesmos satisfazem suas necessidades básicas. 

Existem diversas formas de conceder beneficios e incentivos, alguns são obrigatórios por lei como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Vale Transporte, Férias (acrescidas de 1/3) e Décimo terceiro salário. Existem também os benefícios concedidos através de convenções trabalhistas ou por livre decisão como: auxilio creche, auxilio farmácia, bolsa estudo, plano de saude, carro, cesta básica, cartão alimentação, cartão refeição, horários flexíveis, transporte fretados, parcerias com empresas de serviços e comércios locais, previdência privada, seguro de vida, plano odontológico, trabalho home office e muitos outros. 

Outros formatos legais podem e devem ser utilizados quando o assunto é motivar pessoas, é o caso dos programas especiais de recompensas e incentivos que nada mais é do o reconhecimento de um ato louvável, "ganhar algo interessante por realizar uma tarefa", alguns exemplos são: reconhecimento profissional, viagens, prêmios, estadias em resorts entre outros. Também temos as bonificações concedidas que são pagamentos feitos por liberalidade do empregador, como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo colaborardor como: se ultrapassar a meta em x% ganha y% de bônus, caso o colaborador compartilhe novas idéias para a organização e essas são implantadas ele ganha um determindado valor em bônus. 

Quando falamos em motivação não podemos deixar de lado a Remuneração Variável que é um conjunto de instrumentos que complementa o salário fixo, pode estar ligada ao desempenho individual ou em equipe. 

Antes de conceder qualquer tipo de benefício é preciso analisar as questões legais afim de mitigar riscos de passivo trabalhista, esta análise deve ser realizada em parceria com uma assessoria jurídica.  

Outro detalhe importante que ajuda manter as pessoas motivadas no trabalho é dispor de um ambiente interno agradável fisica e psicologicamente, alguns exemplos que podem fazer a diferença: Iluminação adequada, móveis com boa ergonomia, temperatura agradável, maquinas e equipamentos com tecnologias que suprem as necessidades profissionais dos colaboradores, organização, limpeza, higiene, normas com procedimentos claros e uma boa comunicação.

Para que o ambiente corporativo tenha uma clima saudável não podemos deixar de lado a questão dos profissionais tóxicos, "Livrem-se deles o mais rápido possível". É comum profissionais serem contratados pelo conhecimento técnico e demitidos por compartamentos e atitudes indadequadas. 

Para satisfazer necessidades é preciso saber o que realmente motiva as pessoas, a pirâmide de maslow demonstra de forma clara as principais necessidades dos individuos e a cada conquista como buscam subir para o próximo degrau, até que seja atingido seus objetivos pessoais e profissionais.  

"As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes.” Richard Whiteley.


Fonte: Marcelo Garcia

Nenhum comentário: