"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Brasil, um País seguro para investir 

O Brasil está em franco desenvolvimento e é hoje um dos países mais procurados pelos investidores estrangeiros, porém sem crédito essa realidade poderia ser bem diferente, o crédito quando bem planejado é o grande propulsor do desenvolvimento econômico e social. O Brasil passa uma imagem segura e estável para o resto do mundo, a expansão econômica fez com que grandes investidores desembarcassem em nosso país, principalmente no mercado imobiliário que está em ritmo de crescimento acelerado, apesar de não ter o mesmo desempenho de 2010 quando foi o boom imobiliário. Em 2011 continua sendo bom com previsão de crescimento acima do PIB. Com a baixa taxa de desemprego e crédito abundante o brasileiro também está mais seguro para investimentos a longo prazo.
A impressão que temos é que o crescimento imobiliário não está baseado em uma bolha como muitos dizem, os preços dos imóveis ficaram estáveis por muitos anos, temos um alto déficit de moradias, em média 5.8 milhões que tende a diminuir nos próximos anos por conta do crédito abundante e de programas como PAC.
O crédito imobiliário tem condições de crescer muito, hoje corresponde a 4% do PIB nos próximos anos poderá chegar a 10%. Em paises desenvolvidos como E.U.A e Reino Unido chega a 80%, Dinamarca 100% ou seja não há indícios de bolha imobiliária, apenas uma economia que por décadas ficou estagnada. 
O que vem chamando a atenção também dos grandes investidores do ramo imobiliário é a construção destinados a empresas especializadas em logística um setor onde há uma forte demanda, esse é um mercado promissor que vem de encontro ao bom momento que o Brasil vive com a expansão do crédito em suas mais diversificadas áreas.
Outros setores da economia também estão aquecidos, uma pesquisa da consultoria Accenture classificou o Brasil em 1º lugar no ano de 2010 entre os países com mais compradores de celulares, tvs hd, netbooks e câmeras fotográficas. Em meio a crise econômica mundial, a agência de classificação Standard & Poor’s elevou a nota de risco soberano de longo prazo de BBB- para BBB. A classificação significa que a agência considera o Brasil um país seguro para investidores. 
Apesar da altíssima carga tributária, o mercado automobilístico brasileiro também está crescendo e poderá se tornar o quarto maior consumidor do mundo segundo especialistas, está informação vem das empresas JD Power e IHS Global Insight, renomadas na pesquisa automotiva mundial, o Brasil ficaria somente atrás da China que vem em primeiro seguido pelos E.U.A e Japão.
Com a estabilidade econômica e politica, farto crédito em praticamente todos os segmentos da economia, mercado de emprego aquecido e crescente aumento no consumo faz com que o Brasil seja hoje a menina dos olhos dos grandes investidores estrangeiros.

O que aconteceu com o Brasil?
Dias atrás revendo meus artigos e publicações encontrei o texto acima que escrevi em meados de 2011, fazendo uma reflexão rápida me veio o seguinte pensamento "O que aconteceu com o Brasil". Como poderíamos estar hoje não fosse a crise política, econômica e a corrupção que está corroendo a sociedade?
Me lembro de uma frase do Guido Mantega em 2011então ministro da fazenda, quando o Brasil ainda era a sexta maior economia do mundo. "Em um período de 10 a 20 anos podríamos atingir um padrão de vida europeu". Em parte a previsão deu certo, pelo menos no índice de desemprego já passamos o padrão da zona do euro que hoje está na casa dos 9,5%.
A crise fez com que o mercado imobiliario despencassem e as projeções são que, em 2017 o preço médio dos imóveis retornem aos níveis apresentados em 2011. Fica perceptível essa situação quando andamos nas ruas e encontramos inumeros imóveis fechados com placas de "aluga-se" ou "vende-se" principalmente imóveis comerciais, imagina a situação dos investidores que a cinco anos atrás acreditaram no país e fizeram investimentos no segmento. 
O mercado automobilístico teve uma queda de 26,55% em 2015 em relação a 2014 e queda de 20% em 2016 em relação a 2015, o setor não passava por uma crise dessa a muitos anos. Foram emplacados em 2016 2.050.327 automóveis é o volume mais baixo desde 2006 quando vendemos 1.927.738 unidades. 
O Brasil vive uma recessão sem precedente histórico e coloca a classe empresarial em um dos piores momentos já vividos com vendas em quedas, alta inadimplência, demissões em massa, crédito enxuto, juros e a inflação nas alturas. Com toda essa dificuldade a única saída para muitos tem sido o encerramento das suas atividades, alguns ainda tentam se manter no mercado requerendo a Recuperação Judicial, porém os números indicam que poucas empresas se recuperam com esse expediente. 
A mesma agência de classificação de risco Standard & Poor's que havia elevado a nota do Brasil a alguns anos atras para BBB, que significa um país seguro para investidores, rebaixou a nota agora em fevereiro de "BB+" para "BB", com perspectiva negativa, essa nota é atribuída a categoria de especulação e causa um certo receio por parte dos investidores extrangeiros que diminuem os investimentos em paises com essa classificação.  
A operação Lava Jato deflagrada pela Polícia Federal que investiga o maior esquema de corrupção já visto no Brasil já passa de três anos e segundo os investigadores ainda está longe para acabar uma vez que a cada momento surgem novos fatos envolvendo mais pessoas, pelo que tudo indica a investigação está alcançando o núcleo de comando dos desvios nas estatais. 
Não podemos ser hipócritas e achar que a corrupção vai acabar de vez, pois ela está enraizada na cultura brasileira desde de a época do Brasil colônia, porém a tendência é diminuir, as leis estão sendo cumpridas de forma mais firme intimidando corruptos e corruptores, a prisão com condenação em 2ª instância está deixando apavorado os corruptos que até pouco tempo rolavam seus processos por anos até que os crimes fossem prescritos, era a verdadeira sensação de impunidade. Outro detalhe que vem chamando a atenção é em relação a imprensa que está tendo um papel mais atuante nas reportagens investigativas em relação aos crimes cometidos por funcionários públicos. Também a sociedade está vigiando de perto as ações dos governantes é provável que com menos corrupção sobrará mais recursos para investimento no crescimento da economia brasileira. A corrupção é como uma ferrugem que corroe a sociedade. 
Em relação a economia o novo governo não está medindo esforços para colocá-la de volta ao trilho e os especialistas já estão otimistas em relação ao futuro do Brasil. 
O povo tem orgulho do Brasil, é otimista e sempre fez a sua parte, contribuí para o crescimento produzindo, empreendendo, pagando impostos que aliás é um dos mais altos do mundo chegando a consumir 1/3 de todo o ganho anual. Trabalhamos em média quatro meses somente para pagar impostos. 
Se analisarmos a força que temos, o que somos e o que representamos em termos mundiais ainda podemos ter esperança de vencer a crise e sair mais fortalecido. O Brasil conta com um contigente de mais de 80 milhões de pessoas economicamente ativas e produzindo, possui uma reserva financeira de segurança superior a US$ 300 bilhões, para se ter uma idéia da importância deste número o Brasil está entre as sete maiores nações que mais possuem reservas financeiras no mundo, também está entre as 10 maiores economias do mundo com um PIB de R$ 6.2 trilhões, em termos populacionais é maior que a França, Ingraterra e Italia se somados juntos, é o 5º maior país do mundo em extenção territorial, a ONU aponta o Brasil como o principal exportador de alimentos do mundo na próxima década, é o 2º maior produtor mundial de soja, atrás apenas do EUA, é o terceiro maior produtor de produtos agropecuários, também responsável por 17% da produção total da carne bovina de todo o planeta, possui a maior floresta tropical do mundo. "Deus é brasileiro". 
Como podemos perceber o Brasil não é só carnaval, futebol e corrupção é muito maior que isso, é uma potência mundial a ser estimada e considerada. 
A força motriz que gira o país precisa voltar a funcionar e impulsionar o crescimento. 
Marcelo Garcia Saraiva Silva 
17/10/2016.

Nenhum comentário: