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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TERCEIRIZAÇÃO

Surgiu nos Estados Unidos, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando a indústria armamentista procurou ampliar sua capacidade produtiva contratando junto a terceiros, mais do que insumos básicos, partes de produtos que elaborava

Processo utilizado por meio de estratégias organizacionais criteriosas, que busca;
Competitividade econômica;
Melhor qualidade e eficiência nos serviços essenciais das empresas que a adota, possibilitando maior concentração de esforços nas atividades-fim, ou seja, atividades relacionadas ao objetivo principal das empresas.

As pequenas e médias empresas, foram as primeiras a entrar nesse processo, elas foram mais ágeis e perceberam a necessidade de conquistar o mercado.

A redução de custos é um dos principais fatores  

Melhor liberdade em relação ao fluxo de caixa uma vez que reduz os investimentos em Imobilizados

Melhoria da qualidade, da produtividade e da competitividade

É uma técnica moderna de administração

Visão estratégica a curto, médio e longo prazo

O que deve levar uma empresa a implantar um programa de terceirização é a decisão estratégica de concentrar-se naquilo que ela faz melhor.

O processo de terceirização envolve o relacionamento da empresa que contrata serviços e a empresa que fornece os serviços.

No Brasil, esta estratégia tomou grande impulso na década de 80, quando passou-se a contratar junto a terceiros, serviços ditos atividade-meio das organizações, tais como

Limpeza, manutenção, vigilância, contabilidade, alimentação.

Assim, as empresas-mãe optaram por contratarem serviços terceirizados sem nenhum envolvimento funcional, desde que sejam eles capacitados engajados nas necessidades da empresa a se prestar serviço.

CLT, no art. 581, § 2º.  

É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.

A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são caracterizadas como acessórias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.

Editado por: Marcelo Garcia

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