Clima é a Percepção que os empregados tem em relação a empresa
É um instrumento de avaliação do nível de satisfação das pessoas no ambiente interno da empresa. É também um instrumento que informa dados estatísticos sobre as pessoas
Pesquisa que se aplica à todos os funcionários através de um questionário impresso ou digital.
Deve haver garantia de anonimato, a fim de dar maior liberdade de expressão.
Quanto mais sincero for a resposta, melhor o resultado do trabalho
O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia:
Clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.
Um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa dificilmente você faz inovação.
Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio e quem inova são pessoas e não máquinas.
A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gestor. Pirâmide de Maslow.
Pré-requisitos
- Os níveis hierárquicos superiores devem estar totalmente comprometidos com a Pesquisa de Clima Organizacional, acreditando nela e incentivando todos a participar.
- Não existe Pesquisa de Clima Organizacional "padrão". Para cada empresa haverá um questionário adaptado à sua realidade, à linguagem e à cultura de seus funcionários.
- Os líderes devem estar preparados para não influenciar ou constranger suas equipes.
- Deve-se garantir todas as formas de confidencialidade dos dados.
- O questionário deve ser preparado por profissionais habilitados, a fim de garantir sua eficiência e relevância.
- Investir adequadamente no processo de comunicação interna para tornar claros os objetivos da pesquisa.
Dificuldades
- Fazer o uso adequado da metodologia, principalmente na preparação do questionário.
- Garantir o empenho dos gestores para aplicação da pesquisa, a fim de obter um percentual significativo de respostas.
- Criar um ambiente favorável à pesquisa, que inclui a garantia de anonimato dos respondentes e a garantia de utilização dos resultados.
- Pode haver uma preocupação em gestores, pois através de uma pesquisa anônima poderá ser revelado falhas na gestão.
Benefícios
- Redução da rotatividade.
- Redução de conflitos internos.
- Alinhar a cultura com as ações efetivas da empresa.
- Otimizar a comunicação.
- Otimizar os investimentos em treinamento e desenvolvimento.
- Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
- Redução de Absenteísmo
CASOS PRÁTICOS
Os que possuem interesse em conhecer como são elaboradas as questões, os resultados que esse processo traz na prática e as empresas que as utilizam, recomendo a leitura das Revista Exame/Você S/A. Melhores empresas para trabalhar
Editado por: Marcelo Garcia
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