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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Clima é a Percepção que os empregados tem em relação a empresa
É um instrumento de avaliação do nível de satisfação das pessoas no ambiente interno da empresa.
É também um instrumento que informa dados estatísticos sobre as pessoas
Pesquisa que se aplica à todos os funcionários através de um questionário impresso ou digital.
Deve haver garantia de anonimato, a fim de dar maior liberdade de expressão.
Quanto mais sincero for a resposta, melhor o resultado do trabalho
O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia:
Clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.
Um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa dificilmente você faz inovação.
Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio e quem inova são pessoas e não máquinas.
A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gestor. Pirâmide de Maslow.

Pré-requisitos

  1. Os níveis hierárquicos superiores devem estar totalmente comprometidos com a Pesquisa de Clima Organizacional, acreditando nela e incentivando todos a participar.
  2. Não existe Pesquisa de Clima Organizacional "padrão". Para cada empresa haverá um questionário adaptado à sua realidade, à linguagem e à cultura de seus funcionários.
  3. Os líderes devem estar preparados para não influenciar ou constranger suas equipes.
  4. Deve-se garantir todas as formas de confidencialidade dos dados.
  5. O questionário deve ser preparado por profissionais habilitados, a fim de garantir sua eficiência e relevância. 
  6. Investir adequadamente no processo de comunicação interna para tornar claros os objetivos da pesquisa.

Dificuldades

  1. Fazer o uso adequado da metodologia, principalmente na preparação do questionário.
  2. Garantir o empenho dos gestores para aplicação da pesquisa, a fim de obter um percentual significativo de respostas.
  3. Criar um ambiente favorável à pesquisa, que inclui a garantia de anonimato dos respondentes e a garantia de utilização dos resultados.
  4.  Pode haver uma preocupação em gestores, pois através de uma pesquisa anônima poderá ser revelado falhas na gestão.

Benefícios

  1. Redução da rotatividade.
  2. Redução de conflitos internos.
  3. Alinhar a cultura com as ações efetivas da empresa.
  4. Otimizar a comunicação.
  5. Otimizar os investimentos em treinamento e desenvolvimento.
  6. Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
  7. Redução de Absenteísmo

CASOS PRÁTICOS

 

Os que possuem interesse em conhecer como são elaboradas as questões, os resultados que esse processo traz na prática e as empresas que as utilizam, recomendo a leitura das Revista Exame/Você S/A. Melhores empresas para trabalhar
Editado por: Marcelo Garcia

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