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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

4 ERROS QUE AFASTAM OS CLIENTES DO SEU NEGOCIO

Atrair a atenção de um consumidor é uma das principais missões de um profissional de vendas. No entanto, alguns erros podem fazer com os consumidores saiam correndo do seu negócio.
Falta de empatia é um grande problema. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.
Não seja muito invasivo. Pergunte, mas também saiba ouvir. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus problemas. Lembre-se que o vendedor deve ajudar quem o procura.
Fuja dos clichês utilizados pelos vendedores. Jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação. A sinceridade é mais bem vista e aceita pelos clientes do que a simpatia exagerada, que soa como falsidade.
O despreparo e a insegurança atrapalham a credibilidade do profissional. Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e o mercado no qual a empresa está inserida, e fique antenado às tendências e acontecimentos.

Mário Rodrigues é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

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