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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS

Recrutamento: É a forma de atrair candidatos ao cargo disponível na sua empresa

Seleção: É como você vai escolher quem vai ficar no cargo.

Formas de recrutamento:  Site, indicação, mural, portaria, jornais, revistas e empresas de recrutamento e seleção. 

03 tipos de recrutamentos.  

Recrutamento interno: É utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização. Utilização de recursos interno.

Recrutamento externo: É utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição.

Misto: É utilizado os dois tipos de recrutamento


RECRUTAMENTO INTERNO

Vantagens:
Aproveita melhor o potencial humano da organização
Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização.
Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental
Não requer socialização organizacional de novos membros
Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são conhecidos.
Financeiramente custa menos do que um recrutamento externo.

Desvantagens:
Pode bloquear a entrada de novas idéias ou experiências
Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual
Mantêm quase inalterado o atual patrimônio humano na organização
Ideal para empresas burocráticas e mecanicistas (as quais estão caindo em desuso).
Mantém e conserva a cultura organizacional existente
Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua


RECRUTAMENTO EXTERNO:

Vantagens
1. Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas.
2. Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades.
3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
4. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
5. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

Desvantagens
1. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
2. Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos.
3. Requer aplicação de técnicas seletiva para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais.
4. Exige esquemas de socialização organizacional para os novos para os funcionários
5. É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.


4 PASSOS PARA CONTRATAR UM BOM PROFISSIONAL

1º - Defina exatamente o que se procura.
Que tipo de experiência é necessário?
Quantos anos trabalhando no setor?
Qual a faixa salarial que pode pagar?
Qual a formação mínima?
Em quais empresas seria o ideal ele ter trabalhado?

2º - A analise do currículo.
Muita informação pode ser retirada do documento para verificar se o candidato tem potencial para se encaixar no perfil procurado e evitar que você marque uma entrevista desnecessariamente.

3º - Entrevista pessoal.
Exatamente o que você quer verificar?
Se são conhecimentos técnicos, que tal montar uma prova?
Se é experiência, anote detalhadamente o que precisa perguntar sobre o trabalho anterior.

Quanto melhor souber o que precisa descobrir sobre o candidato, mais direcionadas e objetivas serão suas perguntas.

Antes da entrevista, imagine o candidato trabalhando.

Verifique quais serão seus principais desafios e quais características são essenciais para enfrentá-los.
Anote, antes de iniciar a conversa, tudo o que deve ser verificado.
Isso o tornará um entrevistador muito mais eficiente e maximizará suas chances de sucesso.

4º - Pesquisa de referências.
Não caia no erro de simplesmente “bater um papo” com o ex-gestor do candidato.

Antes de ligar, esteja preparado com as perguntas certas.

Saiba explorar vários campos de informação, como a ética, comportamento,  comprometimento,  cooperação com os colegas e a capacidade de trabalho em equipe.

Mas as perguntas mais eficientes nas referências são aquelas que comparam o candidato com outros funcionários com quem que o ex-chefe dele teve contato.

O profissional estava acima ou abaixo da média das outras pessoas do time?

O candidato era um dos seus melhores técnicos ou ficava na média?

Ele se destacava de alguma maneira?

Esse tipo de pergunta comparativa por colocar a pessoa que dá as referencias em uma posição mais incômoda, mas tem o poder de dar informações muito mais precisas sobre o candidato.

Somente após ter referências satisfatórias realize a contratação.

É extremamente arriscado contratar alguém sem elas, pois com poucas horas de entrevistas é difícil conhecer bem o candidato.

É muito mais fácil para ele mentir ou esconder seus defeitos nas entrevistas do que para os seus ex-colegas e chefes.

O ativo mais importante de qualquer empresa são as pessoas que lá trabalham.

Contratar as pessoas certas é extremamente importante para o sucesso.

Invista seu tempo principalmente na preparação da entrevista e na pesquisa por referências e você terá chances muito maiores de ser assertivo e colaborar com o crescimento muito mais rápido de sua empresa.

Editado por: Marcelo Garcia

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