"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O QUE É FLUXO DE CAIXA


Fluxo de caixa é o termo usado nas áreas de administração, finanças e contabilidade frequentemente para designar o montante de caixa que é recebido em relação ao que é gasto por uma empresa, negócio, produto ou serviço em um determinado período de tempo. Trata-se, especificamente, do movimento de entrada e saída de dinheiro em um determinado negócio, projeto, empresa ou serviço em um intervalo de tempo. Com esta ferramenta calcula-se, então, o valor acumulado entre receitas previstas e despesas naquele período.
É utilizado para calcular parâmetros que fornecem bases de cálculo e comparação para compreender, por exemplo, a situação da empresa e seu valor, a taxa de retorno financeiro de um projeto, para determinar problemas com a liquidez do capital de um negócio, empresa ou projeto e também como forma alternativa de calcular o lucro, bem como avaliar os riscos e ajudar, assim, nas tomadas de decisão.
É também um termo genericamente usado de diferentes maneiras dependendo do contexto. O termo fluxo de caixa pode ser empregado para deginar, por exemplo, diversos os tipos de fluxos de caixa sem discriminação ou até mesmo o total deles. Os dois tipos de fluxo de caixa são o fluxo de saída, ou seja, calcula a saída de capital, e o fluxo de entrada que reflete especificamente o resultado do investimento.
Esta ferramenta é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, negócio ou projeto tendo em vista que fornece uma imagem detalhada de seu lucro, possibilidade de lucro e até mesmo pode apontar possíveis erros de gestão como despesas altas demais ou problemas com as vendas. Geralmente esta análise é feita por contadores e pessoas especializadas dentro da empresa ou ainda por profissionais terceirizados.

Nenhum comentário: