"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DESAFIANDO O TALENTO

Veja quais são os principais atributos da chamada prática deliberada, de acordo com o livro Desafiando o Talento, de Geoff Colvin:

Melhorar o desempenho
Os métodos de desenvolvimento sempre são construídos em torno de um princípio central: a intenção de ampliar a capacidade do indivíduo além de suas aptidões atuais. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria de nós não faz isso nas atividades que consideramos como prática. Na área de treinamento do golfe ou no piano, a maior parte de nós, como adultos, só faz o que já realizou antes, sempre esperando manter o nível de desempenho a que provavelmente já chegou há muito tempo.
Pode ser muito repetida
Os realizadores de primeira linha repetem suas atividades de prática numa quantidade absurda.
Feedback de um mentor
Você tocou aquele compasso do Concerto para Violino de Brahms perfeitamente, mas será que pode realmente confiar em seu próprio julgamento? Ou pode pensar que sua entrevista para um emprego foi impecável, mas não é a sua opinião que conta. Essas são situações nas quais um professor, um treinador ou um mentor é vital para fornecer feedback.
Exige muito intelectualmente
A prática deliberada é acima de tudo um esforço de foco e concentração. É isso o que significa “deliberada”, diferentemente de fazer algo maquinalmente. A busca contínua dos elementos exatos do desempenho que não estão satisfatórios e tentar melhorá-los o máximo que puder impõem esforços enormes à capacidade intelectual de qualquer um. O trabalho é tão grande que ninguém parece conseguir sustentá-lo por muito tempo.
Não é muito divertido
Realizar coisas que já sabemos fazer bem é gostoso, e isso é exatamente o oposto do que a prática deliberada exige. A dificuldade da prática deliberada pode ser até uma boa notícia. Significa que a maior parte das pessoas não a fará. Então sua disposição para realizá-la o distinguirá mais ainda.

Geoff Colvin, em Desafiando o Talento - Mitos e Verdades Sobre o Sucesso (Editora Globo, R$ 32), mostra que o sucesso não de depende tanto de uma aptidão genética e está mais relacionado ao esforço deliberado no exercício de uma tarefa. Essa prática, porém, precisa ser deliberada, feita conscien­­­te­mente em busca de uma melhor per­formance

O Código do Talento - Um Programa para Desenvolver Habilidades Especiais Aplicáveis à Vida Pessoal e aos Negócios (Editora Agir, R$ 44,90), do jornalista esportivo Daniel Coyle, mostra que existe um padrão para conquistar a excelência, por meio de métodos de treinamento, motivação e monitoramento de um su­per­­visor

Fonte: Desafiando o Talento –Mitos e Verdades sobre o Sucesso

Matéria da Gazeta Maringa 23/05/2012




Nenhum comentário: