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quinta-feira, 31 de maio de 2012

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

O que é Clima Organizacional
É a percepção coletiva que as pessoas têm da organização e dos próprios colegas de trabalho, e a conseqüente reação a esta percepção.

Para que serve a Pesquisa de Clima
A Pesquisa de Clima serve para diagnosticar o clima organizacional. Através dela a empresa pode ter a real visão que os funcionários possuem do momento da organização. Funciona como uma fotografia. A partir desta visão a empresa poderá planejar ações para melhorar o seu clima organizacional.


Por que utilizar a Pesquisa de Clima Organizacional como estratégias de avaliação
De todas as estratégias para avaliação do clima, a mais completa é a pesquisa de clima organizacional. Conhecida como Pesquisa do Clima Humano ou Pesquisa de Atitudes: é um trabalho cuidadoso que busca corrigir as imperfeições na relação empresa X empregado.

Que tipo de empresa pode fazer uso dessa ferramenta de gestão
Qualquer empresa, de qualquer segmento de atuação, qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos, inclusive  órgãos públicos.

Qual a importância da pesquisa para os colaboradores
O objetivo principal é aumentar cada vez mais as relações entre organização e colaboradores estabelecendo um ambiente melhor de trabalho, proporcionando oportunidades de desenvolvimento, o funcionário se sente valorizado pelo fato de ser dado a ele a oportunidade de expressar seus pensamentos em relação as condições de trabalho oferecidas.

Benefícios para a empresa
Criar uma base de informações / identifica os aspectos positivos e negativos / orienta para  ações de melhorias no clima / melhoria na qualidade de vida no trabalho (QVT) / eleva o índice de motivação / aumenta a produtividade da empresa / melhoria no aspecto físico da empresa.

Porque aplicar a pesquisa
Para desenvolver ações que mantenham um alto índice de motivação entre os funcionários, e que este resultado seja mais um indicador de desempenho da empresa.

Pesquisa do clima como agende motivador
A percepção do colaborador – “Sua opinião é importante para nós” “Conte-nos seus sentimentos” “Queremos ouvir você”

Os benefícios da implantação dos processos
Ter um ambiente de trabalho saudável, estável, harmonioso é garantia de qualidade de vida no trabalho, de alta produtividade, de competitividade, de satisfação e de fidelidade por parte do colaborador. O investimento vale a pena, pois o retorno é seguramente recompensador.
COLABORADOR FELIZ = LUCRO MAIOR / MAIS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO = MAIS RESULTADO

As melhores empresas consideram as pessoas como maior diferencial competitivo.
Pessoas motivadas, felizes e orgulhosas da empresa onde trabalham geram maior competitividade

As pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas no trabalho
Um cálculo simples. A pessoa trabalha em média 220hs/m * 12 = 2640hs/a * 40 = 105.600h/vida em trabalho. A pessoa passa em média 8 h por dia dormindo * 365 = 2.920 * 40/anos = 116.800h dormindo. Se considerarmos o dia com 24 horas sobraram mais 116.800h em alguma outra atividade. Como dormimos em média 8 horas por dia, podemos considerar que passamos mais ou menos a metade do tempo das nossas vidas (ativa) quando estamos acordados dentro do ambiente de trabalho.
Daí a importância de se sentirem felizes e realizados

O que perguntar no questionário
Dimensão psicológica – Comprometimento, criatividade, recompensa, sentimento de valorização profissional e pessoal, personalismo, individualismo, status e sociabilidade.
Dimensão organizacional – Natureza do trabalho realizado, grau de identificação com os objetivos da organização, grau de conhecimento das referências estratégicas como missão, visão e valores, relacionamento entre diferentes ares funcionais, troca de informações, estilos de lideranças, políticas de recursos humanos, condições de trabalho.
Dimensão informal – Grupos de interesses como formadores de opinião e focos de resistência a mudanças

Qual o período ideal entre uma pesquisa e outra
Vai depender da fase em que se encontra a organização, o ideal seria fazer uma pesquisa por ano, criar um banco de informações e comparar com os anos anteriores, com isso é possível acompanhar o que está sendo feito e se está dando resultado na pratica para a organização e para as pessoas. Um prazo menor poderá comprometer o resultado de pesquisas anteriores onde a ações ainda não foram totalmente implantadas.

A pesquisa de clima é igual para todas as empresas
Cada empresa deve elaborar as questões para a pesquisa de clima de acordo com a sua realidade do momento, nenhuma organização é igual a outra, não tem como generalizar. Fazendo uma analogia com o ser humano, cada um é diferente do outro, as vezes tem a mesma doença, porém a cura vem de diferentes formas de tratamento. As questões devem ser personalizadas.

Quem será o responsável pela condução da pesquisa
O responsável por conduzir a pesquisa terá como atribuições a preparação, elaboração, acompanhamento e conclusão do projeto incluindo datas e valores, bem como a formação de uma equipe de apoio.  Também fará a ligação entre a diretoria e colaboradores.

Contratação de empresas especializadas em pesquisas de clima
Se não houver pessoas capacitadas na empresa para conduzir o projeto o  mesmo poderá ser terceirizado

Quais as vantagens de contratar uma empresa para conduzir o projeto
Existem varias vantagens em contratar uma empresa para conduzir o projeto. A primeira vantagem é que na visão do funcionário o processo torna-se mais seguro, pois quem irá manusear os dados individualmente é a empresa terceira. O resultado passa a ter maior credibilidade na visão do funcionário, que enxerga uma isenção maior no processo.


Restrições em relação a alguns assuntos
Alguns assuntos podem ser de extrema importância para o resultado final da pesquisa, porém naquele momento não é interessante expor determinado problema. O responsável poderá em comum acordo com a direção da empresa selecionar as questões. Lembrando que o apoio da diretoria tem forte relevância para o sucesso do projeto.

Os colaboradores são obrigados a participar do projeto
Não. Exatamente por isto que a divulgação do projeto é considerada uma das principais etapas. Os colaboradores devem participar porque acreditam que o projeto trará melhorias para sua empresa e principalmente para seu trabalho.


Sigilo nas respostas
O colaborador precisa sentir-se a vontade para responder o questionário, para isso é preciso garantir que suas respostas serão absolutamente sigilosa,  não serão divulgadas individualmente citando nomes e que quanto mais sincero for melhor será o resultado do projeto. É importante frisar que ele será beneficiado com as ações de melhorias, porém se faz necessário um forte empenho e comprometimento para responder as perguntas. As respostas serão divulgadas agrupadas por departamento, gerência, filial ou geral da empresa.

Qual o percentual mínimo de participação para se considerar o resultado consistente
Consideramos que 80% é um percentual considerável. Com este número já é possível obter um resultado consistente na PCO


Quantas questões deve ter um questionário de PCO
Recomendamos sempre que o questionário não seja muito extenso. Isto porque questionários longos costumam fazer com que o respondente vá perdendo o critério ao longo de suas respostas. Desta forma, recomendamos que o questionário tenha entre 40 e no máximo 60 questões

Os dados coletados dos clientes são demonstrados para outros clientes
Não. Todos os dados obtidos através da PCO são tratados de maneira confidencial. A Prime poderá apenas considerar os resultados para formação de um banco de dados com média de comparativo de mercado, sem que haja qualquer tipo de identificação do cliente.

Qual é a duração média de um projeto de PCO
Isto depende muito entre outros fatores das etapas que a empresa irá trabalhar e da forma de aplicação. Em média um projeto é concluído entre 40 e 60 dias corridos, contando a partir da reunião inicial até a apresentação final dos resultados.


Qual é o prazo recomendado para a aplicação da pesquisa (coleta dos dados)

Recomendamos que quanto menor o prazo melhor, isto para que as contaminações sejam evitadas. Porém, é preciso dar tempo para que os colaboradores possam responder a PCO. O ideal é que a coleta seja realizada em até uma semana, não ultrapassando duas semanas.

A empresa cliente pode fazer a aplicação em um único dia
Sim. Se houver disponibilidade de espaço e tempo para isto. É comum algumas empresas (sobretudo com colaboradores de nível mais operacional) reunir os funcionários em um local específico e aplicar a pesquisa, isto é válido, mas tem que ser feito de maneira leve e sem que haja uma pressão nas respostas dos funcionários.


Processo de mudança
É comum em todo o processo de mudança haver resistência, por isso há uma necessidade especial de identificar potencias lideranças informais dentro da organização, essas liderança ficariam responsáveis por disseminar a importância do projeto e minimizar os focos de resistência dentro da organização.  

Quais os passos para implementar a pesquisa
1. É através de uma  reunião inicial que as base do projeto são definidas. Aspectos a serem pesquisados, quantidade de questões, tipo de relatórios finais, filtros de resultados, cronograma do projeto, divulgação, custos, recursos humanos, etc. Nesse momento também é feito um levantamento do histórico da empresa, necessidades e aspirações de seus diretores e os objetivos com a pesquisa. Obtenção da aprovação e do apoio da direção: no momento de realizar uma pesquisa, cabe a direção da sua empresa, aprovar o projeto.

2. Planejamento da Pesquisa: para facilitar o desenvolvimento, é preciso que sua empresa planeje o projeto de pesquisa. Se reunir com as lideranças para ganhar apoio. Assessoria na comunicação aos colaboradores.

3. Definição das Variáveis (assuntos): opte em julgar a mais importante variável para determinada pesquisa. É a partir dela que causará ou não satisfação à realidade. Elaboração da pesquisa condizente com o publico respondente, com uma linguagem que atenda todos os níveis pesquisados. Após a elaboração o questionário será enviado à direção e somente será validado se ocorrer a aprovação, poderá ocorrer alterações até que o questionário seja aprovado e validado definitivamente. 

4. Montagem e Validação dos Cadernos de Pesquisa: a sua empresa sozinha ou com a ajuda de uma consultoria constrói o instrumento de pesquisa. Assim, as questões elaboradas com suas respectivas opções de resposta terá cada variável organizacional pesquisada. 

5. Parametrização para Tabulação das Opções de Resposta: a parametrização exige um trabalho detalhado de planejamento. Nela são definidos os parâmetros para facilitar a tabulação (cálculos) das diferentes opções de respostas e incluídos a opção de resposta para ser interpretada com satisfação ou insatisfação. 

6. Divulgação da Pesquisa: Considerada uma das principais etapas do projeto, antes de aplicá-la é necessário divulgá-la de maneira clara e objetiva. Para isso, a participação (comunicação interna) é fundamental, pois é responsável pelo índice de adesão ou respostas de um clima organizacional. É importante ressaltar que uma divulgação bem feita pode garantir uma efetiva participação do publico interno e diminuir os riscos de contaminação dos respondentes.

8. Tabulação da Pesquisa: esta etapa consiste em calcular o percentual dos funcionários satisfeitos e insatisfeitos em diferentes assuntos. 

9. Emissão de Relatórios: apresente na pesquisa todas as informações como gráficos, comentários, etc. Assim prioriza as providências a serem tomadas. 

10. Divulgação dos Resultados da Pesquisa: quem participa de uma pesquisa espera conhecer seus resultados. Portanto é fundamental que a sua empresa os divulgue, esse é um momento muito esperado por isso é importante valorizar o máximo possível este evento. Vale a pena encarar esse momento como se fosse o lançamento de um novo produto.

11. Definição de Planos de Ação: é a etapa mais importante. A pesquisa não é um fim, mas o meio que a sua empresa tem de identificar oportunidades de melhorias contínuas no ambiente de trabalho. Fazer um plano de ação, traçar as diretrizes de ação, implementar as mudanças e avaliar as mudanças.

Após o resultado devo implantar tudo que foi sugerido na pesquisa
O importante é dar satisfação as pessoas, nem tudo que é sugerido é possível ser implantado, mas apresentar um plano de ação com algumas reivindicações já é um bom começo, com certeza os funcionários vão entender. Algumas sugestões poderão ter um custo alto, porém outras nem tanto. O plano de ação pode ser de curto, médio ou longo prazo.


Marcelo Garcia.

 


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