"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SETE DICAS PRA SUCESSÃO DE HERDEIROS, NA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

Sucessão em vários campos da atividade humana, significa continuidade, existência de atividade futura.
Na Empresa Familiar sucessão diz respeito ao futuro dos negócios e proteção do patrimônio da família.
Neste cenário o protagonista é o herdeiro. Sua preparação, seu processo de aprendizagem, deve ser conduzido com zelo e competência.
Sete aspectos devem ser considerados pelas Famílias Empresárias, como apoio ao desenvolvimento de seus herdeiros.
Aprendizado sobre o papel de sócio/futuro sócio: O que significa ser sócio ?  Quais os ônus e bônus desta posição ? É importante conscientizar os membros das novas gerações a respeito deste importante aspecto.
Comprometimento com o projeto da família empresária: Participantes de um mesmo negócio devem ter objetivos comuns, em torno desse negócio.  Herdeiros devem ser apoiados em seu caminho, frente à definição de seus objetivos, frente aos negócios da família.
Definição do papel do herdeiro, no cenário familiar, societário e profissional:  Deverá optar, a médio/longo prazo, sobre a posição que desejará ocupar, no futuro próximo. Será sócio dos negócios da família ?  Ocupará uma posição em um dos órgãos de governança da Empresa (Conselho de Administração, Conselho de Família) ? Participará da gestão dos negócios familiares ? Ou sua participação será  um  “mix”  dessas atividades ?
Fortalecimento emocional: Emoção é tudo o que ajuda às pessoas manterem-se no grupo familiar.  Mas é, também, o aspecto que mais contribui para os problemas, na maior parte das Empresas Familiares. Quanto antes o herdeiro se empenhar em seu amadurecimento emocional, mais poderá apoia o processo de profissionalização das relações familiares, frente aos negócios da família.
Aperfeiçoamento do perfil de liderança: Ser líder  não significa somente atuar quando a pessoa tem responsabilidade por um grupo de funcionários. Na família empresária o aparecimento de novas lideranças é um aspecto importante para que os temas da família, em relação ao negócio familiar, seja tratado com harmonia e eficácia.
Aproximação com os demais futuros sócios (demais herdeiros da família): Irmãos e primos, em uma família empresária, são sócios (ou futuros sócios) que não se escolheram como tal.  O fundamento da relação entre sócios é a existência de confiança. Herdeiros devem se esforçar para manter a proximidade e aliança com irmãos e primos, visando o melhor para os negócios da família.
Governança Familiar: Os familiares que ocupam papel de liderança na Família Empresária e em seus negócios, devem se conscientizar da necessidade de investimento na formação dos membros das novas gerações – os herdeiros da Família -  como um aspecto relevante no mapa de desenvolvimento da Governança dos negócios familiar.

Eduardo Najar


Nenhum comentário: