"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMO CALCULAR A ROTATIVIDADE

Determine um período, digamos, 6 meses.

  1. Faça a média das admissões e demissões do período. Por exemplo, 4 admissões e 4 demissões, a média fica 4.
  2. Divida este valor pelo número de funcionários no início do período. Se tínhamos 10 funcionários e resultado fica 0,4.
  3. Este é o Índice de Rotatividade. No nosso exemplo, 40% em meio ano.
A fórmula do IR fica assim:


Mas cuidado!
O Índice de Rotatividade apenas determina o giro de pessoal num determinado período. E o giro leva em consideração apenas as pessoas que entraram e saíram da empresa sem que isso estivesse planejado. Novas contratações realizadas puramente por crescimento da empresa não devem ser consideradas.

Por quê?
Simplesmente porquê essas contratações não foram feitas para substituir outro funcionário, e sim para expandir a empresa. Substituição de pessoal, isso sim é giro, isso é rotatividade.

E como saber se o Índice de Rotatividade está bom ou ruim?
Determinar se a rotatividade de empresa está alta ou baixa não é tão simples. Isso está mais para uma opinião (que varia de pessoa para pessoa) do que uma ciência exata. Além disso, são muitos fatores que podem influenciar o índice para cima ou para baixo:
  • Rotatividade do mercado (e da concorrência)
  • Economia do país e do estado
  • Área de negócio da empresa
  • O tamanho da empresa
  • A gestão da empresa
  • Etc, etc, etc…
Utilize o Índice de Rotatividade com criatividade
Calcular o índice de rotatividade é muito fácil. O difícil é utilizar este número para ajudar na gestão da empresa. Mas experimente:
  • Comparar a rotatividade de diferentes setores, em empresas maiores.
    Ou
  • Comparar a rotatividade com o índice de novas contratações (aquelas puramente por crescimento da empresa), em empresas menores.
Rotatividade em alta = Gestão em baixa

Nenhum comentário: