"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PORQUE TEMOS TANTO MEDO DE MUDAR?

Vocês já repararam como é difícil Mudar? Mudar em todos os sentidos. De casa, emprego, namorada, namorado, esposa, marido, cidade, país…. Mas por que isto acontece com todos nós, quer estejamos no Brasil ou em qualquer lugar do mundo? Simples, nós humanos não gostamos de mudanças e temos medo de perder algo. O que já conhecemos e conquistamos.
O verdadeiro medo não está no novo, mas sim naquilo que deixamos para trás quando decidimos mudar. E olha que demoramos muito a decidir.
O novo é sempre mais bonito, interessante, promissor e  vantajoso, o problema é que nunca queremos abrir mão de nada. Já aconteceu de vender um carro velho, mas que nos levou a muitos lugares. Compramos um novo, muito melhor, mais bonito, potente e ainda assim ficamos com saudades do velho que muitas vezes chamamos de amigo com se tivesse vida própria e não fosse nada além de um carro.
A grande questão está em se desapagar e principalmente na crença de que o antigo  sabia mais e vivia com mais qualidade. Quantas vezes escutamos nossos antepassados que tentavam nos convencer de como antigamente era melhor.  A impressão que se tem, ouvindo estas histórias, é que tudo funcionava às mil maravilhas e problemas não existiam. Ledo engano. Problemas sempre existiram e sempre existirão. O que faz a diferença na hora de mudar é conseguir enxergar os benefícios da mudança e a absorver as perdas do que ficou para trás. Tenham certeza, não existe mudança onde só existam pontos positivos. Quando mudamos, sempre,….. sempre perderemos algo que era importante ou até querido. Só existe uma forma de mudar e sofrer o menos possível. É enxergar os benefícios e não os problemas. Foque em arquitetar o seu futuro e  não em redesenhar o que já passou e não volta mais. Faça com que suas inseguranças fiquem no passado.
Como fazer isto? Nas próximas semanas eu conto. SUCESSO e siga em frente.

Airton Carlini

Nenhum comentário: