ROTATIVIDADE DE PESSOAL (turn over)
É a relação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período.
A Rotatividade de pessoal (turn over) exerce muita influência nas organizações. Ela é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências, seja em caráter preventivo.
A critério da empresa os índices de rotatividade podem ter a sua periodicidade definida por mês, período, ano, etc.
A gestão do turn over preserva o capital intelectual, o ambiente e a imagem da empresa.
ALGUMAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE (TURN OVER):
· Ofertas mais atraentes por outras empresas;
· Instabilidade econômica;
· Ambiente e imagem organizacional;
· Insatisfação quanto à política salarial da organização;
· Política de benefícios insuficiente;
· O tipo de supervisão exercido sobre o pessoal;
· Falta de política e estratégias para crescimento, aprendizagem e carreira;
· O tipo de relacionamento humano dentro da organização;
· As condições de trabalho da organização;
· Rotina sem desafios;
· A cultura organizacional da empresa;
· A política de recrutamento e seleção de recursos humanos;
· Falta de Reconhecimento;
· Entre outros.
Estas informações geralmente são obtidas através de avaliação e mapeamento de:
· Entrevistas de desligamentos:
Serve para detectar a satisfação e a opinião do ex-funcionário com relação à conduta da empresa, ao relacionamento com os colegas, às políticas de remuneração para saber onde é possível melhorar , além de descobrir qual é a imagem que ele levará da empresa para o mercado.
· Pesquisa de clima:
É uma ferramenta com a finalidade de identificar a percepção coletiva dos seus funcionários, quanto aos fatores que afetam o nível de sua motivação e o grau de satisfação existente em relação à empresa.
· Processo de recrutamento e seleção:
Obter conhecimento sobre os fatores que atraem ou não as pessoas para trabalhar na empresa, aspectos da imagem organizacional. Analisar a forma como é passada a oportunidade de crescimento profissional ao candidato, entre outros.
· Integração do funcionário a cultura da empresa:
É realizado um monitoramento dos colaboradores no período de admissão recente para avaliar como as suas expectativas estão sendo satisfeitas no processo de interação com a cultura da empresa, sua estrutura, pares e liderança.
CUSTOS DA ROTATIVIDADE
1. Custo de recrutamento e seleção:
· Despesas do setor de recrutamento e seleção (Salários, Encargos, Material, etc)
· Gastos com anúncios em jornais, folhetos de recrutamento, honorários de empresas de recrutamento, material de recrutamento, formulários, etc;
· Gastos com testes de seleção e avaliação de candidatos; e
· Despesas com exames ocupacionais.
2. Custo de registro e documentação:
· Despesas do pessoal de setor de admissão (Salários, Encargos, Material, etc)
· Gastos com formulários, documentação, anotações, registros, processamento de dados, abertura de conta bancária etc.
3. Custo de integração:
· Despesas do pessoal de treinamento, devem-se fazer o rateio pelo tempo proporcional aplicado ao programa de integração de novos empregados, rateadas pelo número de empregados submetidos ao programa de integração; e
· Custo de tempo do supervisor do órgão requisitante aplicado na ambientação do empregado recém-admitido em sua seção.
4. Custo de desligamento:
· Despesas relativas ao processamento do desligamento do empregado (pessoal, anotações, registros, comparecimentos à homologação na Justiça do Trabalho e /ou Sindicato dos Trabalhadores);
· Custo das entrevistas de desligamento (tempo do entrevistador, aplicado às entrevistas de desligamento, custo dos formulários utilizados, custo da elaboração dos relatórios conseqüentes); e
· Custo das verbas indenizatórias.
DEMAIS CUSTOS E IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL:
Além dos custos diretos com admissões e desligamentos o turn over gera custos ou impactos financeiros, de tempo e de recursos, como: perda de produtividade; de lucratividade; de capital intelectual; horas extras, que além de perdas financeiras, sobrecarrega os pares; aumento de acidentes e doenças; processos trabalhistas; impacta na motivação das pessoas, no comprometimento, interferindo na credibilidade junto aos clientes e na imagem da organização, entre outros.
ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Índice de Rotatividade Geral
Quando se trata de medir o índice de rotatividade de pessoal para efeito do planejamento de recursos humanos, utiliza-se a seguinte equação:
_A+D_ x 100
2
Índice de Rotatividade Geral = _____________________
EM
A = admissões de pessoal dentro do período considerado (entradas);
D = desligamentos de pessoal (tanto por iniciativa da empresa como por
iniciativa dos empregados) dentro do período considerado (saídas);
EM = efetivo médio dentro do período considerado. Pode ser obtido pela soma
dos efetivos existentes no início e no final do período, dividida por dois.
O índice de rotatividade de pessoal exprime um valor percentual de empregados que circulam na organização em relação ao número médio de empregados. Assim, se o índice de rotatividade de pessoal for de, por exemplo 5% (cinco por cento), isto significa que a organização pode contar apenas com 95% (noventa e cinco por cento) de sua força de trabalho naquele período. Para poder contar com 100% (cem por cento), a organização precisaria planejar um excedente de 5% (cinco por cento) de pessoal para compensar esse fluxo de pessoal.
Índice de Perdas
Quando se trata de analisar as perdas de pessoal e suas causas, não se consideram as admissões (entradas) no cômputo do índice de rotatividade de pessoal, mas somente os desligamentos, sejam por iniciativa da organização ou dos empregados.
D x 100
Índice de Perdas = _______________
EM
Cecilia Camargo Rosario
Consultora Atitude RH
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