"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O cartão de crédito como aliado nas finanças pessoais
O endividamento das famílias brasileira tem crescido nos últimos anos, segundo pesquisa divulgada pela CNC em agosto de 2017 o percentual de famílias endividadas atingiu 58,4%, maior índice dos últimos 07 anos, a maior parte desta dívida está relacionada ao uso do cartão de crédito, modalidade apontada comum dos principais tipos de dívidas por 76,4% das famílias endividadas, seguida pelo Carnê 15,8% e Crédito Pessoal 10,6%, porém quando o cartão de crédito é utilizado de forma planejada pode ser um forte aliado no orçamento familiar, desde de que, a fatura seja paga no vencimento. É possível concentrar boa parte das despesas mensais em uma única fatura e em um único vencimento facilitando a análise e controle dos gastos. Vale lembrar que é preciso muito cuidado, pois quando utilizado sem critério se torna uma ferramenta perigosa e destrutiva, a grande armadilha é acreditar que o limite do cartão faz parte da renda mensal.
Para quem possui esse tipo de dívida é recomendável substituí-la por outras linhas menos onerosas o mais rápido possível, um bom exemplo é trocar pelo empréstimo pessoal consignado, que tem uma taxa de juros mais acessível podendo ser inferior a 25% ao ano, os juros do cartão de crédito é o mais alto do mercado. Em agosto, segundo dados do BC, a taxa média foi de expressivos 397,4% ao ano.
Com a substituição da dívida, agora com juros bem menores, vale a pena fazer um planejamento orçamentário e elaborar um fluxo de caixa, esta ferramenta permite prever o valor em dinheiro que estará disponível em determinada data. Com os números em mãos e as finanças organizadas você poderá efetuar as compras com segurança sabendo que terá condições de honrar os compromissos assumidos em seus respectivos vencimentos fugindo da necessidade de parcelar a fatura ou mesmo ficar inadimplente. 
Ao negociar a troca de dívida do cartão é preciso saber se realmente poderá honrar os compromissos assumidos antes de fechar o negócio, neste caso o fluxo de caixa é a ferramenta ideal para ajudar e demonstrar até quanto você poderá assumir em dívidas e qual o dia ideal para vencimento da fatura, é preciso lembrar também que as despesas vão continuar, inclusive os imprevistos, por isso não é aconselhável comprometer um percentual muito alto em relação aos rendimentos.
Para elaborar um fluxo de caixa de forma simples e objetiva basta anotar o valor da receita, ou seja, tudo que receberá durante o mês e em contrapartida relacionar todas as despesas. Exemplo: se for o caso de um profissional empregado CLT que possui remuneração fixa mensal como a maioria dos brasileiros, soma o valor do seu salário líquido e diminui as despesas, a diferença é o saldo, que pode ser positivo quando sobra ou negativo quando falta dinheiro. No caso de sobra o ideal é guardar em uma poupança, que apesar do baixo rendimento é uma aplicação simples e segura, caso falte dinheiro é prudente repensar as despesas e ver o que pode ser cortado, com certeza terá algo que você poderá cortar e que não fará falta, são os chamados gastos supérfluos, desnecessários, muitas vezes utilizados no calor da emoção ou por impulso.
"Como são numerosas as coisas sem as quais posso passar" Sócrates
O crédito quando utilizado de forma responsável e consciente é um grande propulsor do desenvolvimento econômico e social, a economia brasileira tem demonstrado a importância desta modalidade pelo expressivo crescimento na utilização do cartão de crédito, modalidade mais utilizada pelos brasileiros, citada por 83% dos consumidores segundo pesquisas divulgadas pelo SPC Brasil. Este dado mostra a dimensão e importância do cartão e do crédito.  
O cartão de crédito como conhecemos hoje existe no Brasil desde 1950, porém na década de XX já existia este conceito nos E.U.A. que era utilizado por donos de postos de combustíveis, hotéis e outros tipos de estabelecimentos comerciais. O primeiro cartão de crédito foi o Diners Club Car, inicialmente aceito em 27 restaurantes e com 200 clientes a maioria executivos, dois anos mais tarde foi lançado o cartão internacional na época aceito em restaurantes e hotéis. Cinco anos após o surgimento o cartão já era aceito em mais de 50 países.


Fonte: Marcelo Garcia 

Nenhum comentário: