"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Descrição e análise de cargos
Instrumento que define a estrutura organizacional e as responsabilidades inerentes de cada cargo. Independente do porte ou segmento de atuação todas as empresas precisam definir uma estrutura formal de cargos e salários que seja equitativa, justa e transparente deixando claro todas as regras e diretrizes corporativas.    

As principais ações que norteiam a estrutura de cargos e salários são: pesquisa detalhada das atribuições, estudo do grau de dificuldade de cada tarefa executada, medição do tempo gasto por tarefa, definição dos conhecimentos necessários e pesquisas salariais.

Muitas empresas desconhecem ou não possuem um estudo sobre o tempo e Modus operandi das suas atividades diárias, quando esta informação não é clara o custo operacional tende a ser bem maior do que o ideal, reduzindo a rentabilidade e a competitividade no mercado. É recomendável elaborar um trabalho minucioso envolvendo todos os subsistemas sobre o tempo e forma de execução de cada tarefa. A indicação é que seja feito um acompanhamento diário visando saber a dimensão real do grau de dificuldade, tempo e aproveitamento de cada profissional. Segundo estudo feito pela Salary.com um trabalhador chega a gastar em média 2 horas em uma jornada de 8 horas de trabalho com atividades paralelas que não possuem relação com suas atribuições diárias.  
Após concluído o estudo e com as informações detalhadas o próximo passo para ter uma estrutura eficiente é analisar o perfil do executor afim de saber se o mesmo possui as condições ideais de executar as tarefas e responsabilidades inerentes ao cargo. Se for preciso faça correções.
Quando a empresa não possui essas informações estruturadas as contratações tendem a ocorrer de forma subjetiva e até intuitiva, o que acaba levando muitos gestores a cometerem erros graves e equivocados aumentando o custo operacional com contratações, treinamentos, demissões, absenteísmo e rotatividade. 
Não possuir uma estrutura formal de cargos e salários pode deixar a empresa fadada ao fracasso.


Marcelo Garcia 

Nenhum comentário: