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quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A difícil arte de delegar
Um grande dilema que todos os empresários terão que enfrentar em algum momento da carreira é o processo de dividir o conhecimento e a administração da própria empresa, muitos resistem a esse momento e procrastinam o máximo que podem. Receios como: fraudes, erros, perda de controle e principalmente a falta de profissionais qualificados para assumir cargos estratégicos estão entre os principais motivos para esse adiamento. Conforme o negócio vai crescendo fica praticamente inviável controlar tudo o que acontece internamente. Delegar não quer dizer deixar o poder nas mãos de terceiros, mas sim ter a capacidade de dividir as responsabilidades e se concentrar mais nas questões estratégicas e menos no operacional.
Os empresários costumam centralizar demais o poder e acabam prejudicando as operações diárias. Pensar de forma estratégica e compartilhar o conhecimento é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento organizacional, em alguns casos esse tipo de comportamento é tão importante que chega a fazer a diferença entre a sobrevivência ou não dos negócios.
Para que o processo seja conduzido de forma eficiente é preciso criar ações em que os colaboradores sintam parte do todo, motivados e estimulados, buscando aprimorar a cada dia seus conhecimentos e habilidades para se tornarem lideres capazes de continuar a história sem comprometer o futuro da organização. 
Um bom líder precisa ser capaz de ter ao seu lado os melhores profissionais, assim ele não precisa ser especialista em todas as áreas, pois terá uma equipe competente a fim de somar e executar as principais tarefas consideradas estratégicas.
Á área de recursos humanos é uma grande aliada nesse momento, tendo em vista que ela possui a expertise e todas as ferramentas necessárias para identificar e indicar as melhores cabeças com os perfis mais adequados a cada tipo de atividade. Feita a indicação o próximo passo é montar um plano de desenvolvimento especifico para os futuros líderes com foco em gestão estratégica.
Com essas ações estruturadas e em prática o principal executivo poderá priorizar seu tempo criando ações para o crescimento e perpetuação dos negócios. Afinal essa deveria ser a sua principal missão.

“A maneira certeira de um executivo se matar é negar-se a aprender como, quando e para quem delegar trabalho”. James Cash Penney


Marcelo Garcia 

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