A difícil arte
de delegar
Um grande
dilema que todos
os empresários terão que enfrentar em algum momento da carreira é o processo de dividir o
conhecimento e a administração da própria empresa, muitos resistem a esse
momento e procrastinam o máximo que podem. Receios como: fraudes, erros,
perda de controle e principalmente a falta de profissionais qualificados para
assumir cargos estratégicos estão entre os principais motivos para esse
adiamento. Conforme o negócio vai crescendo fica praticamente inviável
controlar tudo o que acontece internamente. Delegar não quer dizer deixar o
poder nas mãos de terceiros, mas sim ter a capacidade de dividir as
responsabilidades e se concentrar mais nas questões estratégicas e menos no
operacional.
Os empresários costumam
centralizar demais o poder e acabam prejudicando as operações diárias. Pensar
de forma estratégica e compartilhar o conhecimento é fundamental para o
crescimento e o desenvolvimento organizacional, em alguns casos esse tipo de
comportamento é tão importante que chega a fazer a diferença entre a
sobrevivência ou não dos negócios.
Para que o processo seja
conduzido de forma eficiente é preciso criar ações em que os colaboradores
sintam parte do todo, motivados e estimulados, buscando aprimorar a cada dia
seus conhecimentos e habilidades para se tornarem lideres capazes de continuar
a história sem comprometer o futuro da organização.
Um bom líder precisa ser
capaz de ter ao seu lado os melhores profissionais, assim ele não precisa ser
especialista em todas as áreas, pois terá uma equipe competente a fim de somar
e executar as principais tarefas consideradas estratégicas.
Á área de recursos humanos
é uma grande aliada nesse momento, tendo em vista que ela possui a expertise e
todas as ferramentas necessárias para identificar e indicar as melhores cabeças
com os perfis mais adequados a cada tipo de atividade. Feita a indicação o
próximo passo é montar um plano de desenvolvimento especifico para os futuros
líderes com foco em gestão estratégica.
Com essas ações
estruturadas e em prática o principal executivo poderá priorizar seu tempo
criando ações para o crescimento e perpetuação dos negócios. Afinal essa
deveria ser a sua principal missão.
“A maneira certeira de um
executivo se matar é negar-se a aprender como, quando e para quem delegar
trabalho”. James Cash Penney
Marcelo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário