"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Avaliação de Desenvolvimento
A Avaliação de Desenvolvimento representa uma Importante ferramenta na gestão do capital intelectual humano, tem como objetivo analisar o desenvolvimento profissional individual ou de um grupo estabelecendo comparativos entre o desempenho esperado e o realizado, até mesmo definir junto com o avaliado quais as ações necessária para sair do ponto A, onde está para atingir o ponto B, aonde quer chegar. Para ser eficiente a avaliação deverá ser aplicada periodicamente em 360º.

O objetivo da avaliação não pode ser de caráter punitivo, mas sim informativo visando fornecer dados que auxiliam o profissional no seu desenvolvimento, a ideia é que todos venham a entender melhor suas responsabilidades. Quando bem aplicada esta ferramenta serve como ponte auxiliando as pessoas a atingirem seus objetivos e expectativas gerando valor para si e para a organização.

“Quando você avalia o desempenho profissional, procure as causas. Reconheça e recompense aqueles que dão resultados. Ache as causas de por que o desempenho é bom e porque o desempenho não é bom. Ram Charan

Além dos benefícios já descritos, a avaliação fornece para área de recursos humanos uma série de informações relevantes para tomada das decisões estratégicas como: planejamento de carreira, necessidades de treinamentos e contratações. A partir da apuração do resultado líderes e liderados podem juntos ajustarem o que não está em conformidade e a partir daí traçarem metas para melhorar a produtividade facilitando o cumprimento dos objetivos organizacionais.  

É comum as empresas deixarem para fazer suas avaliações anualmente, o que não está totalmente errado, porém os gestores devem ser incentivados pela alta direção a ouvirem e darem feedback sempre que a situação exigir, desta forma todos conseguem sanar mais rapidamente as dificuldades do cotidiano.  

O profissional avaliado espera que no momento da avaliação terá um feedback sincero e objetivo sobre a sua forma de atuação e com isto buscar melhorias contínuas visando seu crescimento pessoal e profissional.

Existem muitas polêmicas em relação a eficácia das Avaliações de Desenvolvimento, há diversos movimentos contrários e a favor da aplicação desta ferramenta, na prática, depende do grau de maturidade das pessoas envolvidas no processo, seja,  lideres, liderados ou até mesmo a alta direção, o que poucos contestam é que as pessoas de um modo geral precisam e até gostam de receberem feedback. Ser  ouvido faz com que o colaborador se sinta importante e valorizado dentro do sistema organizacional.  

Por ser um instrumento formal todas as avaliações devem ser registradas para que os gestores possam acompanhar o desenvolvimento esperado de seus liderados.  

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

Marcelo Garcia
Especialista em Gestão de Crédito 

Nenhum comentário: