Pesquisa de Clima
Organizacional
Clima organizacional é o
nome dado a um conjunto extenso de atitudes e valores existentes em uma
organização que afetam diretamente a maneira como as pessoas se relacionam umas
com as outras, até mesmo em relação a própria instituição. Um clima ruim
aumenta a rotatividade e o absenteísmo prejudicando a competitividade.
"O clima está entre os principais pilares para o crescimento de
uma organização, por uma razão evidente, um bom clima cria colaboradores
engajados por se sentirem valorizados, propícia inovação que acaba gerando
valor ao negócio e vantagens competitivas".
Por meio de questionário é possível obter
importantes informações sobre a percepção que o colaborador tem em relação aos
diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos, a
pesquisa enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do
conhecimento tácito das pessoas para a resolução dos problemas com os quais as
mesmas lidam diariamente. Além disso possibilita que a organização avalie o
momento atual e planeje ações futuras em um processo de melhorias contínua para sair do
ponto A, onde está e atingir o ponto B, aonde quer chegar
e assim poder atingir seus objetivos.
A pesquisa revela ainda a
forma que os colaboradores pensam em relação a seus líderes e como esses agem
em relação aos seus liderados revelando informações sobre a forma de gestão. Há
casos onde a maneira em que um gestor lidera é totalmente ao contrário do
determinado pelos valores internos, este tipo de atitude causa insatisfação e
tem efeito negativo na produtividade aumentando os custos operacionais e
consequentemente a perda de competitividade no mercado.
Quando o clima organizacional não vai
bem as pessoas começam a se manifestar das mais variadas formas, com medo de retaliação
muitas agem anonimamente manifestando seus descontentamento através de
atestados médicos, pichações em portas de banheiros com críticas à gestão, baixa produtividade, ausência de
sugestões, desperdício de materiais, conflitos interpessoais, entre outros. Se
a sua empresa está passando por esta fase é preciso agir rapidamente no núcleo do
problema. A Pesquisa de Clima Organizacional é como um Raio X corporativo, através
da tabulação dos resultados é possível planejar as ações necessárias para reverter
o quadro negativo a fim de evitar que a empresa
fique fadada ao fracasso
O ideal é que o
questionário não seja extenso ao ponto de causar estresse ao respondente, deve
constar entre 50 a 60 questões, possuir linguagem inteligível e que compreende
as principais áreas da empresa. Para facilitar a aplicação é recomendável fazer
uma pesquisa por amostragem com um pequeno grupo misto de colaboradores a fim
de identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo.
A pesquisa para ser
eficiente e segura precisa espelhar a realidade dos fatos, por isso deve haver
alguns cuidados como: planejamento, informação e garantia de anonimato, quanto
mais sinceras forem as respostas melhor será o resultado. Este é o momento de
tornar conhecido fatos relevantes que dificilmente chegariam aos conhecimentos
da alta administração. É importante levar em consideração que o objetivo da
pesquisa é conhecer a realidade organizacional de um prisma geral e não pode
ter caráter punitivo, mas sim informativo.
Além de todos os benefícios que a Pesquisa de Clima
Organizacional pode proporcionar, quando bem elaborada se torna uma excelente
ferramenta de gestão e comunicação, até mesmo para o levantamento dos dados
estatísticos.
Quando as pessoas se sentem
valorizadas e que estão nos lugares certos são mais felizes e produtivas, consequentemente
mais rentáveis, esta deveria ser uma preocupação constante dos líderes.
"Se não mudarmos de
direção, provavelmente terminaremos onde começamos." Pensamento Chinês
Marcelo Garcia
Especialista
em Gestão de Crédito
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