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segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Pesquisa de Clima Organizacional
Clima organizacional é o nome dado a um conjunto extenso de atitudes e valores existentes em uma organização que afetam diretamente a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras, até mesmo em relação a própria instituição. Um clima ruim aumenta a rotatividade e o absenteísmo prejudicando a competitividade. 

"O clima está entre os principais pilares para o crescimento de uma organização, por uma razão evidente, um bom clima cria colaboradores engajados por se sentirem valorizados, propícia inovação que acaba gerando valor ao negócio e vantagens competitivas".

Por meio de questionário é possível obter importantes informações sobre a percepção que o colaborador tem em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos, a pesquisa enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito das pessoas para a resolução dos problemas com os quais as mesmas lidam diariamente. Além disso possibilita que a organização avalie o momento atual e planeje ações futuras em um processo de melhorias contínua para sair do ponto A, onde está e atingir o ponto B, aonde quer chegar e assim poder atingir seus objetivos.

A pesquisa revela ainda a forma que os colaboradores pensam em relação a seus líderes e como esses agem em relação aos seus liderados revelando informações sobre a forma de gestão. Há casos onde a maneira em que um gestor lidera é totalmente ao contrário do determinado pelos valores internos, este tipo de atitude causa insatisfação e tem efeito negativo na produtividade aumentando os custos operacionais e consequentemente a perda de competitividade no mercado.

Quando o clima organizacional não vai bem as pessoas começam a se manifestar das mais variadas formas, com medo de retaliação muitas agem anonimamente manifestando seus descontentamento através de atestados médicos, pichações em portas de banheiros com críticas  à gestão, baixa produtividade, ausência de sugestões, desperdício de materiais, conflitos interpessoais, entre outros. Se a sua empresa está passando por esta fase é preciso agir rapidamente no núcleo do problema. A Pesquisa de Clima Organizacional é como um Raio X corporativo, através da tabulação dos resultados é possível planejar as ações necessárias para reverter o quadro negativo a fim de evitar que a empresa  fique fadada ao fracasso

O ideal é que o questionário não seja extenso ao ponto de causar estresse ao respondente, deve constar entre 50 a 60 questões, possuir linguagem inteligível e que compreende as principais áreas da empresa. Para facilitar a aplicação é recomendável fazer uma pesquisa por amostragem com um pequeno grupo misto de colaboradores a fim de identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo.

A pesquisa para ser eficiente e segura precisa espelhar a realidade dos fatos, por isso deve haver alguns cuidados como: planejamento, informação e garantia de anonimato, quanto mais sinceras forem as respostas melhor será o resultado. Este é o momento de tornar conhecido fatos relevantes que dificilmente chegariam aos conhecimentos da alta administração. É importante levar em consideração que o objetivo da pesquisa é conhecer a realidade organizacional de um prisma geral e não pode ter caráter punitivo, mas sim informativo.

Além de todos os benefícios que a Pesquisa de Clima Organizacional pode proporcionar, quando bem elaborada se torna uma excelente ferramenta de gestão e comunicação, até mesmo para o levantamento dos dados estatísticos. 

Quando as pessoas se sentem valorizadas e que estão nos lugares certos são mais felizes e produtivas, consequentemente mais rentáveis, esta deveria ser uma preocupação constante dos líderes.

"Se não mudarmos de direção, provavelmente terminaremos onde começamos." Pensamento Chinês

Marcelo Garcia

Especialista em Gestão de Crédito 

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