"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Lideranças Informais                                                                
É comumdentro das organizações existirem os chamados "líderes informais", lideranças que costumam ter forte influência sobre as ações das pessoas, em casos mais extremos chegam a ter mais poderes de persuasão que os próprios líderes formais, situação que pode ser positiva ou negativa, dependendo do momento e em que lado atuam.

Os gestores precisam ter instrumentos assertivos que identificam quem de fato são essas lideranças e em que lado elas estão, de posse dessas informações é mais fácil criar ações que neutralizam os movimentos desmotivadores comradio pião, fofocas, intrigas e conversas pararelas que distorcem a realidade dos fatos criando um clima interno pesado e ruim. Quando o clima organizacional vai mal as pessoas se sentem desmotivadas e acaba refletindo diretamente na produtividade, qualidade e consequentemente na rentabilidade do negocio levando a empresa a perder competitividade no Mercado.

Mas como identificar essas lideranças? A Pesquisa de Clima Organizacional e a Entrevista de Desligamento são instrumentos que juntos podem facilitar esta identificação. Também é possível identificá-las observando o comportamento das pessoas, por exemplo. Quem são os aglutinadores? Normalmente eles agem como se fossem luzes que atraem os  insetos e vivem rodeados de pessoas  mantendo uma certa influência sobre elas. Vale ressaltar que possuir este perfil não os tornam vilões, pelo contrário, o problema é quando essa qualidade é utilizada de forma negativa e vai contra os interesses corporativos.

Marcelo Garcia
Especialista em Gestão de Crédito

Nenhum comentário: