"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Instrumento administrativo que define a estrutura organizacional bem como as responsabilidades inerentes a cada cargo, independente do porte ou segmento todas as empresas precisam de uma  estrutura formal que seja equitativa, justa e transparente deixando claro as regras e diretrizes corporativas.   

As principais ações que norteiam uma estrutura de cargos e salários são: análise e descrição das responsabilidades, estudo do grau de dificuldade e tempo gasto em cada tarefa executada, definição dos conhecimentos cognitivos necessários e pesquisas salariais.

Muitos gestores desconhecem ou não possuem um estudo sobre o tempo e Modus operandi das atividades diárias, quando esta informação não é clara o custo operacional tende a ser bem maior que o ideal, reduzindo a rentabilidade e a competitividade no mercado. É recomendável elaborar um trabalho minucioso envolvendo todos os subsistemas sobre o tempo e forma de execução de cada tarefa. A indicação é que seja feito um acompanhamento diário visando o conhecimento da dimensão real do grau de dificuldade, tempo e aproveitamento de cada profissional. Segundo estudo feito pela Salary.com um trabalhador chega a gastar em média 2 horas em uma jornada de 8 horas de trabalho com atividades paralelas que não possuem relação com suas atribuições diárias.  
Concluído o estudo e com as informações detalhadas em mãos o próximo passo para ter uma estrutura corporativa produtiva e eficiente é analisar o perfil de cada profissional a fim de saber se ele  possui ou não condições ideias de executar as tarefas e responsabilidades inerentes ao cargo. Se for preciso faça correções por meio de um job rotation ou até mesmo através de demissões, o importante é tomar as providências o mais rápido possível após a conclusão do estudo e conhecimento dos fatos.
As empresas que não possuem uma estrutura formal tendem a fazer contratações de forma subjetiva e até intuitiva, além de favorecer os apadrinhamentos,  a falta de informações acaba levando muitos gestores a cometerem erros gravíssimos nas contratações aumentando o custo operacional com o processo seletivo, treinamentos, demissões, absenteísmo e alta rotatividade.
A crise econômica tem levado muitos empresários a apertarem os cintos reduzindo seus custos e errar nas contratações pode ser um tiro fatal deixando a empresa fadada ao fracasso.

Marcelo Garcia


Especialista em Gestão de Crédito 

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