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quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Programa de benefícios e incentivos 
Identificar as reais necessidades dos colaboradores é uma das principais tarefas do RH antes de implantar um programa de benefícios e incentivos devendo fazer parte do planejamento estratégico, levando em consideração que os benefícios oferecidos podem atingir diretamente o comprometimento e a satisfação das pessoas refletindo nos resultados financeiros.

Existem várias formas de conceder benefícios, alguns são obrigatórios por lei como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Vale Transporte, Férias acrescidas de 1/3 e 13º salário, outros são concedidos através de convenções trabalhistas ou por livre decisão corporativa como: auxilio creche, auxilio farmácia, bolsa estudo, plano de saúde, carro, celular, cesta básica, cartão alimentação, cartão refeição, horários flexíveis, transporte fretados, parcerias com empresas locais, previdência privada, seguro de vida, plano odontológico e trabalho home office. 

Outros formatos legais podem e devem ser utilizados quando o assunto é motivação, são os programas especiais de recompensas e incentivos, "ganhar algo importante por realizar uma tarefa", reconhecimento profissional, viagens, prêmios, stock options, estadias com a família em resorts e muito mais. Também existe as bonificações que são pagamentos realizados por liberalidade do empregador como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo colaborador, exemplo: se ultrapassar a meta ganha bônus, quem compartilhar novas ideias e se essas forem implementadas recebe um valor adicional ao salário.

Para satisfazer as reais necessidades das pessoas é preciso saber o que realmente as motivam, a pirâmide de Maslow descreve uma hierarquia de importância e pode ser útil no planejamento da área de Recursos Humanos, ela demonstra de forma clara as principais necessidades dos indivíduos e a cada conquista como buscam subir para o próximo degrau, até que seja atingido seus objetivos pessoais e profissionais. Outra ferramenta estratégica é a Pesquisa de Clima Organizacional, quando bem elaborada e aplicada de forma anônima ajuda a demonstrar as principais necessidades, através dela é possível saber como pensam e agem os colaboradores, além de trazer mais uma série de informações uteis para tomada de decisões.

Vale salientar que antes de conceder qualquer tipo de benefício corporativo é fundamental analisar as questões legais a fim de mitigar riscos de passivo trabalhista, esta análise deve ser realizada em parceria com uma assessoria jurídica. 

Apesar da importância financeira na vida de qualquer profissional devemos lembrar que não são só os benefícios e incentivos que mantém as pessoas comprometidas e motivadas, existem outros fatores relevantes que ajudam manter a motivação e um bom clima organizacional como: respeito, oportunidade de desenvolvimento interno, ambiente agradável física e psicologicamente; boa iluminação; móveis com boa ergonomia; temperatura agradável; maquinas e equipamentos com tecnologias que suprem as necessidades profissionais; psicogeografia; organização; limpeza; higiene; equidade e transparência nas normas e procedimentos. De nada adianta oferecer um ótimo pacote de benefícios e incentivos se a empresa não valoriza o ser humano na sua essência.

Um ambiente saudável não pode deixar de lado a questão dos profissionais tóxicos, portanto livrem-se deles o mais rápido possível ou em breve irão contaminar toda a equipe, pois eles possuem uma incrível capacidade de influenciar negativamente as pessoas disseminando um clima pesado e ruim, esses “profissionais tóxicos” estão em todos os níveis hierárquicos e quanto mais alto o nível mais desastrosas são suas ações para a organização, muitas vezes não compactuadas com os valores corporativos.

É comum ver nas organizações excelentes profissionais sendo contratados pelos seus conhecimentos técnicos e demitidos por seus comportamentos. 

"As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes.” Richard Whiteley.


Marcelo Garcia

Especialista em Gestão de Crédito

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