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terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Gestão do Capital Intelectual Humano
A área de recursos humanos é uma das principais responsáveis pelo bem estar e desenvolvimento das pessoas dentro da organização, quando executada de forma estratégica aliada aos objetivos corporativos traz como consequência uma série de benefícios positivos como: melhor qualidade de vida e  trabalho; redução do absenteísmo e rotatividade; redução do custo com treinamentos, contratações e demissões; aumento da receita financeira e consequentemente aumento na rentabilidade tornando a empresa mais competitiva frente ao mercado uma vez que todos convergem para um único objetivo que é o crescimento e a perenidade dos negócios.

A gestão de pessoas pode ser dividida em subsistemas, que trabalham em conjunto um com o outro, sempre buscando os mesmos objetivos que é a elaboração de políticas internas visando atrair, reter e desenvolver os melhores talentos. Em relação a nomenclatura utilizada não há uma definição específica, cada empresa define qual utilizar, as mais usuais são Departamento Pessoal e Recursos Humanos, outros nomes bastante utilizados Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Capital Humano, Desenvolvimento Organizacional e Gestão do Capital Intelectual Humano.  

Neste conceito de gestão as responsabilidades são divididas em subsistemas sendo que um fica responsável pela administração das rotinas burocráticas trabalhistas e relacionamentos sindicais, um segundo assume a responsabilidade de desenvolver políticas e ações que visam reter os melhores profissionais, também poderia ficar responsável pelas estratégias de recrutamento e seleção. 

Seguindo esta mesma linha um terceiro subsistema ficaria responsável por descrever e analisar os cargos e salários, definir perfis e características ideais para cada tipo de atividade, elaborar a estrutura organizacional, organizar treinamentos, aplicar pesquisas de clima organizacional e avaliação de desempenho. Também poderia desenvolver planos de carreira para que os profissionais atuem com maior responsabilidade e entusiasmo, uma vez que saberão exatamente o que a empresa espera e o que é preciso para galgar um crescimento profissional.

A estrutura organizacional depende de alguns fatores como: recursos financeiros, porte, número de empregados, volume de trabalho e o grau de maturidade empresarial. A divisão das atribuições e responsabilidades não devem ser engessadas, porém é sempre bom dividir a área em subsistemas a fim de agilizar os processos internos e melhorar a qualidade da gestão do capital intelectual humano.

"Contrate caráter, treine habilidades".  Peter Shultz

A gestão de pessoas quando atua estrategicamente pode construir uma base sólida para o futuro pensando no crescimento e perenidade dos negócios. Por outro lado, quando não há esta visão a organização corre o risco de ficar fadada ao fracasso levando em consideração que o suporte de uma empresa bem-sucedida são as pessoas que nela trabalham.

Dificilmente uma organização sobrevive ao tempo sem uma equipe extraordinariamente competente, comprometida, criativa e principalmente bem recompensada. 

“Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios. ” Mário Sergio Cortella


Fonte: Marcelo Garcia


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