Gestão do Capital
Intelectual Humano
A área de recursos humanos é uma das principais
responsáveis pelo bem estar e desenvolvimento das pessoas dentro da
organização, quando executada de forma estratégica aliada aos objetivos
corporativos traz como consequência uma série de benefícios positivos como:
melhor qualidade de vida e trabalho;
redução do absenteísmo e rotatividade; redução do custo com treinamentos,
contratações e demissões; aumento da receita financeira e consequentemente
aumento na rentabilidade tornando a empresa mais competitiva frente ao mercado
uma vez que todos convergem para um único objetivo que é o crescimento e a
perenidade dos negócios.
A gestão de pessoas pode
ser dividida em subsistemas, que trabalham em conjunto um com o outro, sempre
buscando os mesmos objetivos que é a elaboração de políticas internas visando
atrair, reter e desenvolver os melhores talentos. Em relação a nomenclatura
utilizada não há uma definição específica, cada empresa define qual utilizar, as
mais usuais são Departamento Pessoal e Recursos Humanos, outros nomes bastante
utilizados Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Capital Humano,
Desenvolvimento Organizacional e Gestão do Capital Intelectual Humano.
Neste conceito de gestão
as responsabilidades são divididas em subsistemas sendo que um fica responsável
pela administração das rotinas burocráticas trabalhistas e relacionamentos
sindicais, um segundo assume a responsabilidade de desenvolver políticas e
ações que visam reter os melhores profissionais, também poderia ficar
responsável pelas estratégias de recrutamento e seleção.
Seguindo esta mesma linha
um terceiro subsistema ficaria responsável por descrever e analisar os cargos e
salários, definir perfis e características ideais para cada tipo de atividade,
elaborar a estrutura organizacional, organizar treinamentos, aplicar pesquisas
de clima organizacional e avaliação de desempenho. Também poderia desenvolver
planos de carreira para que os profissionais atuem com maior responsabilidade e
entusiasmo, uma vez que saberão exatamente o que a empresa espera e o que é
preciso para galgar um crescimento profissional.
A estrutura organizacional
depende de alguns fatores como: recursos financeiros, porte, número de
empregados, volume de trabalho e o grau de maturidade empresarial. A divisão das
atribuições e responsabilidades não devem ser engessadas, porém é sempre bom
dividir a área em subsistemas a fim de agilizar os processos internos e
melhorar a qualidade da gestão do capital intelectual humano.
"Contrate caráter,
treine habilidades". Peter Shultz
A gestão de pessoas quando
atua estrategicamente pode construir uma base sólida para o futuro pensando no
crescimento e perenidade dos negócios. Por outro lado, quando não há esta visão
a organização corre o risco de ficar fadada ao fracasso levando em consideração
que o suporte de uma empresa bem-sucedida são as pessoas que nela trabalham.
Dificilmente uma
organização sobrevive ao tempo sem uma equipe
extraordinariamente competente, comprometida, criativa e principalmente bem
recompensada.
“Tecnologia hoje é commodity. O que faz a
diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada
vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz
velocidade e renovação constante aos negócios. ” Mário Sergio Cortella
Fonte: Marcelo Garcia
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