Auditoria
A auditoria consiste em
analisar os documentos contábeis de uma organização seja ela com fins
lucrativos ou não garantindo a veracidade das informações registradas e também para
examinar se as normas e procedimentos internos estão sendo cumpridos na íntegra.
Quando aplicada
periodicamente a auditoria reduz a incidência de ações fraudulentas, mitiga
riscos e evita prejuízos, pois mantém as pessoas sempre alertas e mais atentas no
desenvolvimento de suas responsabilidades. O processo pode ser realizado por
profissionais interno, externo ou mesmo misto, o mais recomendável é que o seja
conduzido de forma mista, sendo, uma auditoria interna e a outra externa no
mínimo uma vez ao ano ou sempre que houver necessidade.
“A
auditoria é um controle administrativo cuja função é medir e avaliar a
eficiência dos outros controles” Cordeiro
Para realizar a auditoria
de forma legal é preciso que o profissional seja capacitado, possua formação em
contabilidade e registro nos órgãos competentes, porém nada impede que o
próprio gestor ou dono do negócio realize auditorias periódicas, mesmo que seja
de maneira informal, o importante é mostrar que existe controle, que alguém
está olhando, Neste caso basta eleger as principais contas contábeis como: caixa,
bancos, aplicações, contas a receber, créditos concedidos, estoque, máquinas, equipamentos,
utensílios, veículos, contas a pagar, linhas de financiamentos, taxas e juros negociados,
descontos, abatimentos, conferência das obrigações trabalhistas e demais
conformidades legais, após escolher as contas é só realizar o exame.
Caso o auditor seja
terceirizado é recomendável substitui-lo a cada quatro ou cinco anos para que
não haja vícios e influências internas.
Os ativos tangíveis por serem muito voláteis
precisam de cuidados especiais tais como:
verificar as ocorrências de depreciações e se os mesmos estão em boas condições
de uso, também é preciso conferir se encontram disponíveis dentro da empresa
conforme o registro contábil.
No processo de auditoria
não pode ser negligenciado os contratos com parceiros comerciais cujo a
finalidade é garantir que as condições acordadas entre as partes sejam
cumpridas à risca, no momento em que uma das partes fica insatisfeita e decide
valer de seus direitos judicialmente é que se descobrem falhas e cláusulas mal
elaboradas.
Em relação aos contratos,
é preciso revisar todos firmados com terceiros, inclusive instituições
financeiras a fim de detectar falhas, cláusulas abusivas e reduzir os custos
operacionais. A revisão deve ser feita em parceria com uma assessoria jurídica
para que os aspectos legais sejam observados. Se for apontado algo que possa
prejudicar a empresa , faça novas negociações e os ajustes necessários o quanto
antes.
Quando a empresa possui a
cultura de realizar auditorias periodicamente acaba mitigando riscos com
desvios, fraudes e também reduz os custos operacionais, proporcionando aumento
na receita e consequentemente maior lucratividade, tornando-a mais competitiva
no mercado.
O patrimônio empresarial e
familiar deve ser observado e cuidado bem de perto, aqui vale a máxima que "O
olho do dono é que engorda o gado".
Marcelo Garcia
Especialista
em gestão de crédito
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