"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Sistema de informação gerencial 
Independente do porte ou segmento de atuação todas as empresas precisam manter seus dados atualizados, principalmente no que tange a área financeira, esses dados quando bem elaborados e transformados em informações permitem análises rápidas e assertivas criando melhores condições de gestão e planejamento.   

“Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio. ” Michael Porter

Para os micros e pequenos empreendedores que não possuem recursos financeiros é possível utilizar de forma paliativa as planilhas elaboradas em Excel, esse tipo de ferramenta oferece mecanismos que permitem controlar praticamente toda a operação de um pequeno negócio auxiliando o gestor na administração e na tomada das decisões estratégicas.  

O ponto forte e principal diferencial é que por ser elaborado em planilhas Excel não há custos com mensalidades, manutenções e infraestrutura de hardware evitando despesas onerosas que prejudicam o desempenho empresarial.  

Principais vantagens: rápido acesso aos relatórios e informações gerenciais; gráficos que facilitam a leitura e interpretação; torna o negócio mais competitivo, uma vez que a empresa possui dados mais precisos; melhora alocação dos recursos financeiros; permite diversas possibilidades de customização e controles, além de uma série de outros benefícios. 

Principais desvantagens: demanda conhecimentos específicos, maior tempo operacional e não há interligação das informações entre os subsistemas da empresa. 

“O Excel é uma ferramenta impressionante para quem precisa de planilhas customizadas com análises rápidas e dinâmicas".

Considerando as vantagens e desvantagens descritas, além de facilitar a gestão, os controles elaborados em Excel podem servir de base com informações importantes para um futuro processo de informatização quando a empresa começar a crescer, pois os principais softwares do mercado possuem ferramentas de importação desses dados.

Não importa como são elaborados, o importante é ter os principais controles gerenciais em mãos de forma rápida e precisa a fim de mitigar riscos, evitar fraudes e facilitar o planejamento.

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem. ” Peter Drucker



Fonte: Marcelo Garcia 

Nenhum comentário: