"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

CEm momentos de crise, muitos negócios tendem a desaparecer
A instabilidade financeira sem precedentes que atingi o Brasil prejudica o desenvolvimento econômico e traz mais uma série de consequências negativas para o país fechando milhares de empresas e postos de trabalho deixando milhões de pessoas desempregadas, porém a crise não é a única responsável pelo mau desempenho corporativo, é preciso voltar o olhar para dentro e analisar o que realmente está acontecendo. A má gestão pode ser  mais letal que uma crise.
Muitas empresas passam por sérias dificuldades simplesmente pelo fato de não fazerem a lição de casa, ou seja, os gestores não estão preparados para enfrentar as adversidades, falta planejamento, inovação, desenvolvimento de novos produtos, organização, valorização da equipe, fidelização de clientes etc..., outro detalhe importante muitas vezes negligenciado é o caixa. Retirar dinheiro da empresa sem planejamento para bancar as despesas pessoais dos sócios pode sangra-la mortalmente deixando a fadada ao fracasso. Vale salientar que não é errado usufruir do resultado do trabalho, pelo contrário, é justo, mas há de se pensar muito antes de mexer no caixa, mesmo quando os resultados são positivos.
“A crise obriga a empresa a ter foco. A prosperidade, não. ” James Collins
É comum ver empresários em tempos de fartura negligenciar a gestão ou se envolver  de tal maneira com o operacional que acabam esquecendo sua principal missão enquanto líder que é pensar estrategicamente no futuro e perenidade dos negócios e isso inclui preparar a empresa para enfrentar os obstáculos, crises e as ameaças sejam internas e externas.
“Os grandes navegadores devem a sua reputação aos temporais e tempestade” Epícuro
É realidade que em momentos de crise muitas empresas tendem a desaparecer, milhares de postos de trabalhos são fechados, por outro lado há também boas notícias, pois na crise surgem as grandes oportunidades de novos negócios. Vai sobreviver quem estiver melhor preparado!
E a sua empresa está preparada para enfrentar as adversidades do mundo corporativo? 
 “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”

Marcelo Garcia

Nenhum comentário: