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terça-feira, 23 de maio de 2017

Gestão Estratégica de Compras 

O gerenciamento de compras para ser eficaz precisa do apoio e o comprometimento de todos os subsistemas da organização, sendo que um de seus objetivos é a redução de custos tornando a empresa mais rentável e competitiva frente aos concorrentes.
É de responsabilidade da área escolher os melhores fornecedores e para que todos tenham uma diretriz a seguir faz-se necessário elaborar uma política formal onde deverá constar todas as regras, normas e procedimentos adotados nas negociações.
A política deverá conter o passo a passo da negociação, principalmente no que tange a ética de não permitir que seus colaboradores recebam "propinas" muitas vezes disfarçadas em forma de presentes.
A imprensa vem destacando diariamente em seus noticiários as ações de corruptos e corruptores deixando claro que esta é uma prática habitual dentro das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, públicas ou privadas. É possível que neste exato momento a sua empresa esteja sendo vítima da ação de fraudadores, por isso a importância de definir uma política e criar meios de acompanhar o cumprimento das normas.

"A corrupção é como o câncer: quanto maior a demora em estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento, menores são as chances de cura". Alcione alves.

A alta administração em conjunto com a equipe de compras deverá definir como serão os processos e então delinear para que seja do conhecimento de todos. Em hipótese alguma essas regras deverão ser engessadas devendo ser revista periodicamente ou sempre que houver fatos relevantes que envolvam a área ou o segmento.  
Esse tipo de estratégia visa proteger o patrimônio da empresa e consequentemente garantir negociações mais saudáveis, ações como: definir em que período as compras serão realizadas; quantidade mínima de cotações; regras de exclusão de fornecedores; envolver todas as áreas da empresa para programar com antecedência o planejamento de compras; manter atualizados os custos dos principais produtos; monitorar e trabalhar com estoque mínimo de segurança; definir alçadas de compras; definir os casos em que serão necessários a elaboração de contratos; manter o cadastro de fornecedores sempre atualizadas: definir quem serão os responsáveis por autorizar e assinar as ordens de compras; realizar auditorias periodicamente e manter sempre as informações em sistemas de fácil acesso.
Quando se trata de parcerias comerciais é preciso priorizar as empresas que possuem ilibada idoniedade, também é importante saber se o fornecedor homologado será capaz de hontar os compromissos assumidos garantindo produtos de qualidade, preços e prazos de entregas.
Além de atender os requisitos descritos o parceiro deverá ter um excelente Pós-Venda para sanar com agilidade os problemas e dúvidas que por ventura venham a surgir. De nada adianta fechar um excelente negócio que não é honrado.
Dominar técnicas de negociações é fundamental, o negociador precisa conhecer muito bem a cultura interna, bem como os detalhes dos produtos cotados, neste momento a empresa tem papel relevante de oferecer treinamentos específicos, inclusive sobre ética.

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter". Oscar Wilde.

Independente do porte ou segmento a gestão de compras não pode ser negligenciada, pelo contrário, precisa ser profissionalizada com regras claras e muito bem definidas, os negociadores precisam estar sempre atualizados e preparados a fim de mitigar riscos com negócios mal conduzidos que geram enormes prejuízos levando empresas ao fracasso.

"O segredo de um grande negócio consiste em saber algo que ninguém mais sabe" Aristóteles Onassis.

Fonte: Marcelo Garcia 

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