"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018


Entrevista de Desligamento
Apesar de pouco utilizada pelas empresas a entrevista de desligamento é uma ferramenta extremamente importante para a gestão, através dela é possível obter informações relevantes do ponto de vista estratégico, independentemente do que motivou saída. O momento da demissão pode ser  ideal para identificar fatos que muitas vezes os próprios gestores desconhecem e que podem causar sérios prejuizos financeiros e até institucional, tais como: clima organizacional, relação entre lideres e liderados, fraudes, influências negativas das lideranças informais, relacionamentos entre pares, assédio moral e até sexual. 

A entrevista para ser eficiente e trazer resultados positivos deve ser elaborada e aplicada pela área de Recursos Humanos em 360º, lider e liderado garantindo anonimato ao respondente que está sendo desligado, isso faz com que a pessoa se sinta a vontade e mais segura em relatar os fatos. O objetivo é compreender as reais situações que tem levado aos desligamentos e com base em um estudo detalhado criar ações de melhorias junto com os gestores a fim de diminuir o índice de rotatividade e mitigar riscos.

É preciso tomar muito cuidado ao analisar o resultado deste processo, levando em consideração que no momento da saida pode ser traumático para ambas as partes, inclusive para a equipe que direta ou indiretamente é afetada, no calor da emoção as pessoas tendem a distorcer a realidade  expondo de acordo com a seus valores e cultura, em muitos casos chegam a criar situações irreais que se mal interpretadas podem prejudicar inocentes. O objetivo da entrevista não pode ter carater punitivo e sim informativo.

"Ao lidar com pessoas, lembre-se que você não está lidando com seres lógicos e sim com seres emocionais" Dale Carnegie.

Marcelo Garcia
Especialista em gestão de crédito

Nenhum comentário: