"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quarta-feira, 7 de março de 2012

DUAS CABEÇAS NUNCA PENSAM IGUAL

Existe uma vilã nos negócios capaz de acabar com qualquer sociedade, por mais lucrativa que ela seja: a expectativa. Ela funciona mais ou menos assim. Duas pessoas se reunem para montar um negócio e discutem amplamente os produtos e serviços, seus diferenciais em relação aos concorrentes, o plano de marketing e os números do negócio. Mas esquecem da parte mais importante da sociedade, alinhar as expectativas entre os sócios.
Começam a operar a empresa e, com o passar do tempo, o relacionamento começa a se deteriorar porque cada um dos sócios esperava algo do outro e obviamente que esse algo não foi entregue da forma como era esperado. O problema pode surgir porque um dos sócios trabalha até tarde todos os dias e espera que o outro faça o mesmo ou um dos sócios é uma pessoa mais expansiva para ir atrás de novos clientes e espere o mesmo do outro e isso não acontece. Não importa qual seja a expectativa, o fato é que ela sempre será uma das maiores responsáveis pelo desgaste nos relacionamentos entre sócios.
Por isso, invista tempo pelo menos uma vez por ano para sentar com seus sócios e alinhar expectativas. Faça com que cada um escreva o que espera do negócio e dos outros sócios e também o que está disposto a oferecer para a sociedade. Depois marque um dia para revisarem juntos esse material até chegarem a um alinhamento completo das expectativas de cada um.

Pedro Mello
Exame.com

Nenhum comentário: