PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Conceito
Plano é o documento formal que consolida informações, atividades e decisões desenvolvidas com base em uma metodologia de planejamento
Ninguém consegue aprimorar o que está apenas na cabeça
Carreira
É um conjunto planejado, estruturado e sustentado de estágios que consolidam a realidade evolutiva de cada individuo, de forma interativa com as necessidades das empresas e das comunidades onde elas atuam.
Plano de carreira
Plano de carreira é a explicitação formal de um conjunto planejado, estruturado, sustentado e seqüencial de estágios que consolidam a realidade evolutiva de cada individuo, de forma interativa com as necessidades da empresas e das comunidades onde elas atuam.
Finalidade do plano de carreira
Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas
Lembre-se do lema “Se não sei aonde quero ir, todas as direções e caminhos servem”
Facilitar a interligação entre conhecimentos diversos
Facilita a identificação de outros conhecimentos necessários ás maiores velocidade e qualidade nos seus desenvolvimentos profissional.
Facilitar, se necessário, a alteração de rumo profissional
Dar mais segurança as pessoas
Quem escreve deve ter a humildade de saber receber criticas e elogios dos outros, a inteligência de saber utilizar estes comentários em proveito próprio, bem como disponibilizá-los para os outros.
Proporcionar amplo debate da vida profissional das pessoas.
Momento do plano de carreira
A pessoa já trabalhou vários anos em uma área de uma empresa, mas perdeu o emprego por alguma razão, essa pessoa precisa redirecionar e possivelmente revigorar a sua atuação profissional para conseguir um novo emprego.
Atitude frente ao plano de carreira
Acreditar em si mesmo e se preparar para o futuro profissional. É a atitude interativa e, neste caso, o lema é “redirecionar a maré” a qual corresponde a sua carreira.
O ponto de partida de uma trajetória profissional de sucesso é a elaboração de um bom e eficiente plano de carreira. Traçar metas, perceber qualidades pessoais e defeitos, além de trabalhar com a hipótese de mudanças, principalmente na atual conjuntura econômica, são algumas das primeiras coisas a se pensar
É sabido que as empresas não estão preocupadas com o futuro ou plano de carreira de seus colaboradores. Cada um é responsável por definir seus objetivos, isto é, definir onde, quando e como atingir suas metas.
A relação empregado e empregador pode ser comparado ao relacionamento comercial entre fornecedores e clientes, ou seja, se o fornecedor não atende as expectativas do seu cliente da melhor maneira, será substituído por outro, seguindo esta linha de raciocínio o empregado é o fornecedor, como fornecedor também poderá trocar de cliente sempre que achar conveniente ou necessário para isso é preciso ter metas profissionais definidas e planejadas.
Definir metas profissionais.
Identificar empresas ou cargos que desejo trabalhar.
Onde minhas habilidades podem ser úteis?
Um plano de carreira deve ser concreto e planejado com ações de curto, médio e longo prazo, hoje como o mercado de trabalho está aquecido e dinâmico, com mudanças constantes em empresas, cargos e funções é interessante um planejamento para no máximo 5 anos.
Desenvolver e focar nova área de atuação na mesma empresa, ou seja, mudar de emprego, cargo ou função, sem mudar de empresa.
A revisão do plano de carreira deve ser revisto periodicamente, no mínimo a cada seis meses, este momento serve para analisar o que foi possível realizar dentro do estabelecido, se preciso for faça correção da rota, mude caso haja necessidade ou surjam novas oportunidades. O plano precisa de reformulação anual, ou seja, seu objetivo inicial seriam cinco anos, por exemplo, passou um faltam quatro anos, porém deve ser acrescido sempre mais um e assim sucessivamente. Com um plano definido fica mais fácil saber se os objetivos foram atingidos e assim corrigir possíveis desvios no decorrer do prazo estabelecido.
Objetivos
O próximo passo a ser dado pelo profissional na elaboração do plano de carreira é identificar e definir as áreas de interesse para atuação ou objetivo, dados como descrição da função, requisitos acadêmicos, profissional e oportunidade de carreira.
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