"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

sexta-feira, 23 de julho de 2021


A importância de uma comunicação assertiva nas empresas em momentos de crise

A empresa através de seus líderes tem papel fundamental em tempos de crises, principalmente em situações pandêmicas aonde envolve a necessidade de um realinhamento estruturado de processos no que tange a gestão financeira, econômica e social da organização, levando em consideração a fragilidade do mercado e sensibilidade das pessoas, sejam clientes, empregados, parceiros ou mesmo os acionistas. Todo esse ecossistema para fluir de forma sustentável depende de uma comunicação assertiva com propósito e objetivo focado na conscientização da responsabilidade que cada um possui em momentos como o que estamos vivenciando, algo novo e aterrorizante, talvez até mesmo os mais negacionistas no fundo percebem o grande risco que a humanidade está correndo. Em momentos difíceis é possível que de alguma forma o mundo se transforme em algo melhor, grandes revoluções surgiram após fortes crises sejam ambientais, sanitárias, sociais, políticas, ideológicas entre outras e o que ninguém pode negar é a importância da comunicação que pode tornar o momento pior ou melhor, principalmente no aspecto da saúde mental. A macro comunicação é fundamental para divulgar e conscientizar a população de modo geral, porém a micro comunicação através das empresas tem papel extremamente relevante em relação a segurança física e mental de seus colaboradores. A forma que o emissor expõe suas convicções em relação a pandemia pode influenciar diretamente o receptor seja de forma negativa ou positiva e essa comunicação pode fazer toda a diferença entre manter a produtividade e garantir a melhoria nos processos ou definitivamente levar o clima organizacional ao caos de maneira que o ambiente se torne insustentável deixando a empresa fadada ao fracasso. Que Deus ilumine com bom senso, discernimento e sabedoria a todos que de alguma forma são responsáveis pela comunicação, seja de forma micro ou macro.

Marcelo Garcia Saraiva Silva: Especialista em Gestão de Crédito

Deixem seus comentários, se você concorda ou mesmo se não concorda


Nenhum comentário: