"Excelência em gestão"

Empresa especializada em consultoria empresarial, treinamentos corporativos e reestruturação organizacional de micros, pequenas e médias empresas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SUCESSÃO FAMILIAR

Receita
Confira o que é possível fazer para aumentar as chances de êxito no processo de sucessão de uma empresa familiar:
• Planeje com antecedência a sucessão
Uma hora é preciso passar o negócio adiante. Melhor que isso seja pensado com antecedência que acontecer diante de uma enfermidade ou imprevisto. O ideal é estipular um prazo como meta para a aposentadoria e, até lá, treinar o sucessor.
• Estabeleça regras de funcionamento dos negócios
Com o passar das gerações, a quantidade de sócios tende a aumentar. Quanto mais sócios, mais opiniões divergentes. Uma boa forma de proteger o patrimônio e a saúde empresarial dos negócios é estabelecer um acordo de sócios que prevê as atribuições de cada sócio diante da empresa.
• Prepare o sucessor adequadamente
Uma vez identificado aquele sucessor com mais vontade e aptidões para administrar a empresa da família, é recomendável que esta pessoa tenha experiências profissionais em outras empresas para adquirir rodagem. É fundamental que o sucessor também passe por uma série de setores dentro da empresa da família, para conhecer todos os processos realizados.
• Considere a possibilidade de gestores externos
Nem sempre o melhor gestor é um dos herdeiros do fundador. Caso não exista ninguém na família interessado ou preparado o suficiente para liderar o empreendimento, é recomendável recorrer ao mercado para garimpar um bom administrador

Nenhum comentário: